O Direito Ambiental é a área jurídica que reflete sobre as interações do homem com a natureza, construindo mecanismos legais que protejam o meio ambiente. É uma ciência que pressupões transdisciplinares entre saberes, como biologia, ciências sociais, direito, antropologia, engenharia, geologia, entre outros.

 

MERCADO DE TRABALHO

Os diversos cenários de atuação do profissional do meio ambiente implicam na aplicação direta da legislação ambiental. Desde uma simples solicitação de autorização para transporte de animais silvestres até a complexidade da análise e expedição de licenças ambientais, o profissional do meio ambiente necessita de um conhecimento transversal à sua formação até mesmo para que não incorra, por desconhecimento, em imperícia ou negligência de sua parte, o que poderá resultar em um crime ambiental.

 

METODOLOGIA

Aula teórica expositiva, com participação dos alunos. Confronto entre a realidade e o conhecimento dos alunos com a realidade jurídica do meio ambiente. Apresentação de estudos de casos. Elaboração de documentos ligados ao conteúdo.

 

CERTIFICAÇÃO - HABILITAÇÃO

Pós-graduação (lato sensu) – Especialização em Direito Ambiental.

 

DURAÇÃO

18 meses (aulas presenciais)

 

CARGA HORÁRIA

375 horas de aula, mais 100h opcionais (visita técnicas e atividades complementares).