A ESFA – Faculdade de Santa Teresa – apoiará o 20º Caminho do Imigrante para comemorar os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Sob o tema “Santa Teresa: Aqui Começou a Imigração Italiana no Brasil”, o evento está marcado para o dia 1º de maio de 2024, e promete ser uma jornada emocionante e culturalmente enriquecedora.

Organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), o Caminho do Imigrante é uma celebração das raízes italianas que moldaram a região. Este ano, a ESFA contribuirá com placas de sinalização ao longo do percurso; oferecendo mensagens de incentivo e indicando a quilometragem da estrada. Ao chegarem no Parque de Exposições de Santa Teresa, os participantes encontrarão um local especial para registrar sua chegada após a longa caminhada, celebrando a vitória e o espírito de comunidade que permeia o Caminho do Imigrante.

Os participantes terão a oportunidade de percorrer cerca de 30 quilômetros entre os dois municípios, revivendo as experiências de seus antepassados em meio a matas, montanhas e cachoeiras. O itinerário foi cuidadosamente planejado com base em documentos históricos do APEES e em obras literárias como “Karina”, de Virginia Tamanini, e “Canaã”, de Graça Aranha, proporcionando uma homenagem aos pioneiros italianos.

Durante a caminhada, os participantes passarão por pontos emblemáticos, como a Cachoeira Véu da Noiva, a Curva do Violão e a Entrada de Valsugana Velha, imersos na exuberante natureza da região. Além disso, trechos da estrada foram recentemente pavimentados, garantindo uma experiência mais acessível e confortável.

O Caminho do Imigrante segue a histórica estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919, que reproduz o traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que fundaram Santa Teresa em 1874, marco oficial da colonização italiana no Brasil.

Este ano, o evento está integrado à programação dos 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo e contará com uma variedade de atividades culturais ao longo do ano, incluindo músicas, danças, religiosidade e comidas típicas.

INSCRIÇÕES

Programação – 20° Caminho do Imigrante

Santa Teresa 5h30: Transporte para Santa Leopoldina

Santa Leopoldina 6h45: largada para ciclistas 7h: largada para andarilhos

Santa Teresa 12h: Almoço típico

12h às 13h: Apresentações culturais

16h: Transporte de retorno a Santa Leopoldina

Apoio

Abertura de processo seletivo para preenchimento de vaga para professor de música - ESFA Ibiraçu.

 

RESULTADO EDITAL Nº 003/2024https://www.esfa.edu.br/images/editais/pdf.png

Vem aí o Simpósio de Medicina Veterinária Pet e de Animais Silvestres na ESFA. SIMAS e SIMPET!!!

Data: 26/04

Horário: 8:30

Local: Cerimonial ESFA

Programação:

08:30: Abertura dos portões/Verificação de presença

09:00: Palestrante: Dilson Nunes Freire Neto(Hospital Silvestres).(SIMAS)

Tema: “Particularidades hematológicas dos pets não convencionais.”

10:15: Coffee-break.

10:40: Palestrante: Saul dos Santos Herculano.(SIMPET)

Tema: “Implantes ortopédicos e suas indicações na clínica de cães e gatos.”

11:55: Almoço

13:15: Retorno

13:30: Palestrante: Lorrâiny Silva Candeias(Projeto chelonia mydas).(SIMAS)

Tema: “Particularidades hematológicas dos personagens não convencionais.”

14:45: Coffee break.

15:10: Palestrante: Luana Rodrigues Muniz.(SIMPET)

Tema: “Abordagem do paciente oncológico: papel do médico veterinário como cuidador.”

16:25: Encerramento/Agradecimentos.

16:40: Fechamento dos portões.

 

Realização: LAASE ESFA e LACCPA ESFA

Objetivo do Simpósio:

Nosso objetivo é alcançar estudantes da área de medicina veterinária e interessados na saúde e bem-estar de animais de pequeno porte e silvestres.

A taxa de inscrição será de 15 reais até o dia 24/04/2024, a partir do dia 25 e no dia do evento a inscrição terá o valor de 20 reais.
Vagas limitadas.

 

 

Não perca tempo e garanta já a sua vaga!

INSCRIÇÕES

 

 

Obs.: Todos os que participarem da palestra receberão certificado. Também haverá brindes que irão ser sorteados durante o coffee break.

Neste ano: 179 municípios de todas as regiões do país vão brindar a ciência nos dias 13, 14 e 15 de maio, em Santa Teresa (ES)

A cidade de Santa Teresa (ES), situada na região das montanhas capixabas e distante 80 quilômetros do Centro Histórico de Vitória (ES), vai sediar nos dias 13, 14 e 15 de maio o festival mundial de divulgação científica Pint of Science neste ano.

São 179 municípios brasileiros que marcarão presença, em uma festividade de ciência onde o brinde será com cerveja.

De acordo com os organizadores, o Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento.

O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 25 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

Professores Gabriel e Silvia
O professor Gabriel Taufner e a professora Silvia Caldara, estão colaborando com a realização do Pint of Science Brasil | Fotos: Divulgação ESFA

Faculdade ESFA, de Santa Teresa

A Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA), uma entidade privada e gerenciada pelo Servico social Educacional Beneficente (Sesebe), por meio do professor Gabriel Taufner, coordenador de pesquisa e extensão e editor-chefe da revista Natureza Online, do coordenador de Biomedicina, Vytor Hugo Pereira Mendes e a coordenadora do CPA, Silvia Caldara, estão colaborando com a realização do Pint of Science Brasil naquele município serrano capixaba.

Enquanto professor da ESFA, fico extremamente entusiasmado em ver o crescimento do Pint of Science no Brasil e, especialmente, sendo realizado pela primeira vez em nossa cidade de Santa Teresa. É um sinal claro de que a população está cada vez mais interessada em conhecer e discutir ciência. Nossa parceria com a ESFA para sediar esse evento é fundamental para promover o diálogo entre cientistas e a comunidade local, além de fortalecer o papel da educação e da pesquisa em nossa região. Estou confiante de que esses dias serão repletos de aprendizado e inspiração para todos os envolvidos”, destacou Gabriel Taufner.

A Faculdade de Santa Teresa – ESFA, por meio do Professor Dr Gabriel Taufner, coordenador de pesquisa e extensão e editor-chefe da revista Natureza Online, do coordenador de Biomedicina, Vytor Hugo Pereira Mendes e a coordenadora do CPA, Silvia Caldara, estão colaborando com a realização do Pint of Science Brasil no município.

No ano passado, já houve um recorde de participação, com 200 cidades se unindo à iniciativa, marca que será superada este ano, com a inclusão de 41 municípios que nunca sediaram o evento, e o retorno de várias cidades que haviam deixado de participar da edição anterior. “Isso mostra que o festival continua em plena ascensão. E desta vez sairemos dos bares e restaurantes e vamos também para praças públicas e outros locais ao ar livre”, revela o coordenador. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas participem do evento.

No Brasil, a história começa em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou a iniciativa pela primeira vez em uma cidade da América do Sul. De lá para cá, o festival foi ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país, até que veio a pandemia de Covid-19, o que obrigou a adaptação do modelo para versões online em 2020, 2021 e 2022.


Confira a programação completa do evento em Santa Teresa



Programação dia 13 Programação dia 14
Programação dia 15