1 - Festival da cultura Corporal: 

Objetivo Geral: Possibilitar a comunidade teresense e de seu entorno a vivência inovadora no universo da Cultura Corporal (atrelado a campanhas)

Período de Realização: até a primeira quinzena de Junho

Público: infantil – juvenil e Terceira Idade.

2 - Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior particular:

Objetivo Geral: Oferecer a comunidade Teresense atividades diferenciadas dentro das Áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente e da Terra.

Objetivos específicos:

Oportunizar espaços para divulgar e oferecer, a comunidade Teresense e da Região Centro-Serrana; projetos, programas e intervenções desenvolvidas ao longo do ano de 2015 desenvolvidos pelos cursos de graduação da ESFA;

Proporcionar à comunidade de Santa Teresa a possibilidade de ocupação do seu tempo livre, de forma criativa e prazerosa;

Proporcionar à comunidade de Santa Teresa a oportunidade de estarem vivenciando novas propostas dentro das áreas de saúde, meio ambiente, educação e ciências da terra; na perspectiva da criatividade e da autonomia;

Período de realização: 3ª ou 4ª Semanada de Setembro

Público: infantil – Juvenil e Terceira idade (por conta da secretaria atrelada).

3 - Semana da Saúde: 

Debatendo a saúde: atividade em formato de Seminário que visa agregar autores e profissionais da área para debatê-la no que tange a ações, visões e demandas emergentes no cenário Brasileiro. A atividade tem por público alvo estudiosos e profissionais da área de saúde.

Caravana da Saúde: atividade em formato de ação global que visa levar a sede e distritos algumas iniciativas da área como: aferição de pressão, teste de glicemia, composição corporal, avaliação física, orientação nutricional, banca de alimentação saudável, posse responsável de animais e vacinação,  reciclagem, doação de sangue, alongamento e relaxamento, saúde bucal, uso responsável de remédios, além de palestras e aulões de ginástica. A atividade é destinada a todas as faixas–etárias.

Caminhada Orientada em prol da Saúde: mobilização da população através de uma caminhada (tempo de duração completo com alongamento e dinâmicas, além do trajeto - 2h00minutos) visando sensibilizá-los para a importância da atividade física regular, comparecimento periódico ao médico, cuidado com o meio ambiente e uso responsável de medicamentos. A atividade é destinada a todas as faixas–etárias.

Período de realização: Abril

Público alvo: Adulto e terceira idade (variações conforme enfoque da Secretaria de Saúde)

4 – ESFA Portas Abertas

Objetivo Geral: Proporcionar aos/as alunos/as da rede pública e privada da região centro-serrana do Espírito Santo, vivencias em atividades físicas de lazer ao ar livre e visitações/aulas nos laboratórios de química, anatomia humana, microbiologia, ecologia e fisiologia da Instituição, com o intuito de possibilitar atividades que venham a melhorar o processo educativo dessas escolas e o auto-conhecimento desses/as alunos/as.

Período de realização: Março a Novembro

Público: todos

5 – ESFA na Minha Escola: 

Objetivo Geral: Disseminar nas escolas, cidades e eventos da região o conhecimento produzido pela ESFA de forma lúdica e prazerosa.

Período de realização: Março a Novembro

Público: todos

APRESENTAÇÃO

Colocar em prática a missão institucional de “formar cidadãos capazes de atuar na sociedade” é o que se vê nas atividades de Extensão, promovidas pela ESFA. Integração entre teoria e prática, docente e discente, instituição e comunidade, por meio do desenvolvimento de programas, projetos e eventos, que, além de dinamizar o processo de formação técnica, desperta o protagonismo dos sujeitos nele envolvidos, é o compromisso da Extensão da ESFA, respeitando sempre a comunidade, o público-alvo e os princípios de ética e de responsabilidade social.

Formulários: 

 

Formulário de modelo para apresentação de proposta de extenção