Frei Arles Dias de Jesus

Presidente do SESEBE - Serviço Social Educacional Beneficente (Mantenedora)

(27) 3259-3997

   
   

Frei José Wiliam Correa de Araújo

Vice-Presidente do SESEBE (Mantenedora)

(27) 3259-3997

Frei Almir da Silva

Diretor Secretário do SESEBE - Serviço Social Educacional Beneficente (Mantenedora)

(27) 3259-3997

   
   

Frei Luiz Fernando Turque Duarte

                Diretor Financeiro do SESEBE - Serviço Social Educacional Beneficente (Mantenedora)

(27) 3259-3997

Frei Edcarlos Mario Hoffman

Diretor Geral ESFA

(27) 3259-3997 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   
   

Claudinéia Mognato Dalmaschio

Vice-Diretora Geral

(27) 3259-3997 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Me. Claudio David Cari

Diretor Pedagógico

Mestre em Educação – PUC São Paulo

Especialista em Educação de Base - UFES

Graduação em Ciências Naturais - Instituto Superior de Formação Docente Echeverria

(27) 3259-3997 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   
   

Prof. MSc Vytor Hugo Pereira Mendes

Coordenador do curso de Biomedicina

Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Cândido Rondon

Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP

Habilitação em Análises Clínicas e Biologia Molecular

(27) 3259-3997 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Me. João Carlos Zamae Rodrigues

Coordenador do Curso de Medicina Veterinária

Responsável Técnico do curso de medicina veterinária

(27) 3259-3997 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   

Izabella J. Pasolini

Coordenadora do Curso de Odontologia

(27) 3259-3997 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ma. Keli Lopes Santos

Coordenadora do Curso de Psicologia

Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Psicologia Institucional – Universidade Federal do Espírito Santo

(27) 3259-3997 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   
   

Frei Anderson Teodoro

Frei Anderson Teodoro

Assessor da Pastoral

(27) 3259-3997 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O novo modelo acadêmico da ESFA visa a resolução de problemas reais da comunidade, os quais podem ser demandados por empresas, instituições, associações, profissionais e estudantes transformando-se em um importante componente curricular específico, que está inserido em todo o trajeto dos estudantes na instituição, o Projeto Integrador de Extensão. Nessa realização, todos os semestres, grupos de estudantes, orientados por um docente e assessorados por um profissional da comunidade, recebem e apresentam soluções para demandas reais. Com o objetivo de ampliar o alcance dos Projetos Integradores de Extensão e facilitar a comunicação entre a ESFA e os demandantes, surge a Central de Demandas da ESFA, um importante banco de dados que agregará e direcionará as necessidades da comunidade para o atendimento através dos cursos de graduação.

 

 

Preencha o formulário abaixo para registrar sua demanda.

Você sabia que a ESFA tem uma grande responsabilidade social?

Na parte odontológica isso pode ser visto através dos mais de 2000 atendimentos anuais (gratuitos), voltados para a comunidade de mais de 30 municípios capixabas e mineiros, além de contar com um atendimento diferenciado para pessoas com deficiência.

Eu sou mais eu, eu sou mais Odontologia ESFA.

 

Em 2018, a Clínica Odontológica ESFA atendeu mais de 3000 pacientes, realizando mais de 32000 procedimentos. Demais, não é?!

Responsabilidade social ESFA, participe com a gente, venha proporcionar sorrisos!”

 

Conheça Nossos Projetos e Ações:

 

1.     Portas Abertas:

   

A ESFA ESTÁ DE PORTAS ABERTAS PARA RECEBER SUA ESCOLA!

O programa ESFA Portas Abertas coloca à disposição das escolas toda a sua infraestrutura para vivência prática nas modalidades de esporte de aventura como escalada, rapel, arvorismo, tirolesa dentre outras, bem como visitas guiadas aos laboratórios, clínica escola Odontológica e clínica escola Veterinária.

Agende a visita gratuita de sua escola pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

2.     ESFA na minha escola

 

A ESFA leva até os alunos das escolas da região a vivência de elementos da cultura corporal de forma lúdica e prazerosa em uma perspectiva transformadora através do projeto ESFA na Minha Escola.

 

Por meio do programa ESFA NA MINHA ESCOLA a ESFA leva até os alunos das escolas da região a vivência de elementos da cultura corporal de forma lúdica e prazerosa em uma perspectiva transformadora. Será um prazer fazermos esta parceria!

Maiores informações e agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

3.     Pastoral Universitária

 

A ESFA também é lugar de formação espiritual! Por sua identidade cristã, católica e franciscana, a instituição promove a Pastoral Universitária que colabora na formação de profissionais que vivam a alegria do encontro com Jesus e Seu projeto. Através da realização de diversos encontros e grupos que acolhem todas as religiões a instituição promove ações que são marcadas pela escuta, acolhida, partilha, encontro, diálogo e valorização da diversidade (cultural, étnica e religiosa). O engajamento pastoral constitui uma experiência que traz uma oportunidade para a transformação da mente e do coração!

 

 

A ESFA é lugar de formação espiritual também! A Pastoral Universitária é a ação evangelizadora no meio universitário, que colabora na formação de profissionais que vivam a alegria do encontro com Jesus e Seu projeto.  Espiritualidade, Reflexão e Ação socioeducacional são os eixos de atuação de nossa pastoral.

Por sua identidade cristã, católica e franciscana, a instituição promove ações que são marcadas pela escuta, acolhida, partilha, encontro, diálogo e valorização da diversidade (cultural, étnica e religiosa).

 

GRUPOS PARA ENGAJAMENTO E/OU APOIO

- GOU Liga da Luz (oração semanal)

- Cenáculo (oração mariana na recepção da Clínica Odontológica)

- Célula (encontro ecumênico)

- Momento Kairós (oração toda sexta-feira)

- Pastoral Universitária (encontro mensal)

- Espaço Cultural (grupos artísticos)

- Apoio Psicopedagógico – APP (orientação)

- Coral ESFA

 

O engajamento pastoral constitui também uma oportunidade para a transformação da mente e do coração! Essa experiência universitária pode possibilitar um caminho permanente de autoconhecimento, missão e solidariedade!

 

4.     Esportes e aventura

 

Rapel, arvorismo, escalada e tirolesa. Essas são as atividades de aventura oferecidas pelo departamento de Extensão da ESFA.

Voltados para grupos, empresas e escolas que buscam uma experiência que proporcione a emoção do esporte radical com a segurança da supervisão de profissionais capacitados e equipamentos homologados.

Além da parte de aventura, a Esfa possui quadra poliesportiva, campo de atletismo, campo de futebol society e piscina. Também temos áreas que possibilitam a vivência de atividades como trilha, campismo, trekking e corridas de orientação.

Por tudo isso, além de ser um local de formação, a Esfa pode ser considerada também como um ponto certo de visitação para os amantes da natureza.

Quem pode participar: No arvorismo, crianças a partir de 7 anos, acompanhadas por responsável. Escalada e rapel, crianças a partir de 5 anos, acompanhadas por responsável. Para maiores de 60 anos é necessária uma autorização médica.

 

 

5.     Genética na ESFA

 

A ESFA tem o Genética na ESFA, projeto que tem o objetivo auxiliar alunos da rede pública e particular na aprendizagem de conceitos básicos de genética através da realização de atividades lúdicas que estimulam a interação do aluno com o conteúdo didático de formas criativas.

O projeto tem objetivo de auxiliar alunos da rede pública e particular na aprendizagem de conceitos básicos de genética através da realização de atividades lúdicas que estimulam a interação do aluno com o conteúdo didático de formas criativas.

O objetivo do projeto é auxiliar aos alunos da rede pública e particular de ensino, no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de genética através da aplicação do lúdico como ferramenta.

 

6.     Festival da Cultura Corporal

 

O festival da cultura corporal é um momento de diversão que busca promover a integração entre crianças, jovens e adultos através da cultura corporal, realizando atividades como jogos, brincadeiras e dinâmicas que são organizadas por nossos alunos, coordenados pelo curso de Educação Física, com o intuito de incentivar a qualidade de vida para a comunidade teresense e região.

Promover a cultura corporal como forma de integração entre crianças, jovens e adultos;

Produzir uma visão diferenciada das atividades corporais na comunidade no sentido de percebê-las como influenciadoras da melhoria da qualidade de vida;

Criar momentos para o desenvolvimento da Prática Enquanto Componente Curricular aos/as acadêmicos/as dos cursos de graduação da ESFA; promover aos/as acadêmicos/as dos cursos de graduação da ESFA o cumprimento de parte de suas horas complementares;

Manter a tradição de realização do programa para a comunidade teresense.

 

7.     ACAMPAESFA

 

A ESFA promove o projeto ACAMPAESFA para a unidade Ibiraçu, visando estimular a integração e o conhecimento dos participantes, bem como, a produção, ampliação e ressignificação.

Promover o ACAMPAESFA para a Unidade ESFA de Ibiraçu, visando estimular a integração e o autoconhecimento dos participantes, bem como, a produção, ampliação e ressignificação cultural.

 

8.     ATLETESPECIAL

 

A ESFA promove o Projeto ATLETESPECIAL que proporciona aos alunos da instituição Pestalozzi de Santa Teresa atividades lúdicas através de algumas modalidades do atletismo.

Proporcionar aos alunos da instituição Pestalozzi de Santa Teresa atividades lúdicas através de algumas modalidades do atletismo

 

9.     Festival de Africanidades Brasileiras

 

A ESFA tem um Festival de Africanidades Brasileiras que busca possibilitar a experimentação/conhecimento dos fundamentos básicos da capoeira, do samba de roda e do maculelê entendendo-os como possibilidades de trabalhar as africanidades brasileiras nas aulas de Educação Física escolar.

O evento busca possibilitar a experimentação/conhecimento dos fundamentos básicos da capoeira, do samba de roda e do maculelê entendendo-os como possibilidades de trabalhar as africanidades brasileiras nas aulas de Educação Física escolar.

 

10.  Manhã de Lazer

Você sabia?

A ESFA proporciona para as escolas básicas da região um momento de atividades e jogos que proporcionam para as crianças, considerando sua fase de desenvolvimento, lazer e aprendizado seguindo as práticas docentes.

Oportunizar a vivência do exercício docente em escolas de Educação Básica de Santa Teresa e adjacentes, considerando a fase de desenvolvimento da criança, os princípios da prática docente e o jogo como meio de aprendizagem, em eventos de lazer.

 

11.  Fórum de Experiências

 

A ESFA Estabelece um Fórum com palestras, discussões e apresentações de intervenções que instrumentalizam os agentes da educação local na realização de propostas de reformulação curricular que atendam: as necessidades formativas dos alunos a partir de suas realidades e as Escolas e professores(as), da região de influência da ESFA, na afirmação de sua missão de educar.

Estabelecer um Fórum com palestras, discussões e apresentações de intervenções que instrumentalizem os agentes da educação local na realização de propostas de reformulação curricular que atendam: as necessidades formativas dos alunos a partir de suas realidades e as Escolas e professores/as, da região de influência da ESFA, na afirmação de sua missão de educar.

 

12.  Jogos de Integração

 

A ESFA oportuniza a integração dos nossos alunos de graduação através de campeonatos de futsal, society, queimada e voleibol que também possibilitam a promoção da função social do esporte como elementos da cultura corporal.

Oportunizar a promoção da função social do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, buscando promover momentos de integração entre os alunos da graduação da ESFA (primeiro semestre letivo) através das modalidades Society, futsal, queimada e voleibol.

 

13.  Jornada capixaba de Biomedicina

 

A ESFA realiza a Jornada Capixaba de Biomedicina para promover e contribuir com a capacitação daqueles que atuam em prol da saúde e bem-estar da comunidade. Essa iniciativa traz a oportunidade de aprendizado e troca de experiência com Biomédicos conceituados a nível estadual e nacional com realização de palestras, minicursos e exposição de trabalhos acadêmicos.

Iniciativa que visa promover e contribuir com a capacitação profissional daqueles que atuam em prol da saúde e bem-estar da comunidade.

O evento será oportunidade única de aprendizado e de troca de experiências a todos os participantes. Foram convidados profissionais Biomédicos conceituados e reconhecidos, tanto no Estado quanto no País. Além das palestras principais da Jornada e dos minicursos, o participante poderá enviar resumos baseados em trabalhos de pesquisa, de extensão e de revisão de bibliografia originais. Esta iniciativa visa complementar ainda mais a qualidade técnico-científica deste que já se torna um evento renomado em nosso meio.

Acesse a página do evento: jcb.esfa.edu.br

 

14.  Workshop de redação

 

A ESFA leva até as escolas um workshop de como mandar bem na redação do ENEM, uma aula onde uma professora de língua portuguesa ensina técnicas de como fazer uma boa redação e tira as dúvidas dos alunos sobre o assunto.

 

15.  Café com ciência

 

A ESFA através do seu Curso de Veterinária baseando-se no mercado trabalho, que exige um profissional crítico e reflexivo criou o projeto Café com Ciência. Projeto que prevê encontro com cientistas e profissionais atuantes nas mais diversas áreas do meio científico, promovendo um debate informal e descontraído dentro da proposta de qualidade exigida pela Instituição.

 

16.  Jogos acadêmicos da Educação Física

 

Transmitir saberes, experiências, conhecimentos, cultura e integração entre os acadêmicos. Possibilitar a vivência, na íntegra, da práxis dos jogos e dos esportes, permeada pela competição sem perder o caráter humanista.

 

17.  Jornada Odontológica da ESFA

 

A ESFA realiza todos os anos a Jornada Odontológica ESFA que por objetivo elevar cada vez mais o potencial científico da profissão junto aos acadêmicos, aos profissionais da área e a todos que participam do evento e agregam valor ao processo de desenvolvimento dos alunos.

Esse evento é de muita importância para a ESFA , em especial para o Curso de Odontologia, e tem o objetivo de cada vez mais elevar o potencial científico da profissão junto à Instituição e a todos os acadêmicos e profissionais nela envolvidos.

Acesse a página do evento: joe.esfa.edu.br

 

18. Responsabilidade Social ESFA – Durante a covid 19

 

Pastoral:

·        live de missas – aberto a toda comunidade

·        live “mãe em tempo de covid19” em parceria com a coordenação de Psicologia – aberto a toda comunidade

·        Live Terço Luminoso– aberto a toda comunidade

·        Tapete Corpus Christie online

 

Projeto de extensão - Live com a participação conjunta dos cursos de: Biomedicina, Medicina Veterinária e Odontologia – tema Biossegurança. – Aberto a toda comunidade

 

Curso de Educação Física ESFA - Live da Yoga – Como lidar com a ansiedade através do Yoga em tempo de covid19 – aberto a toda comunidade e organizado pelo curso de educação física

 

Curso de Biomedicina: Live Acupuntura e ansiedade em tempo de covid 19

App – Apoio Psicopedagógico Pastoral - Espaço de expressão e conexão com alunos através de atendimentos em grupo por web conferencia.

CDD Canal Direto com o Discente - Esclarecimento aos alunos em tempo de covid19: reunião com os alunos por especificidade contratual para tranquiliza-los.

 

Conexão evangelizar (rádio Canaã) – com Frei Willian – Diretor Geral da ESFA

 

O contexto de pandemia do COVID 19 e de isolamento social trouxe a necessidade de realização de aulas remotas mediadas por tecnologias de informação e comunicação, atendendo às normativas governamentais. Diante deste cenário, o Apoio Psicopedagógico Pastoral da ESFA disponibiliza no site um espaço para atendimentos individuais e em grupo para você discente.

Temos o objetivo de acolher e criar um canal de expressão e conexão entre discentes, apoiando você em seu processo de aprendizagem, autonomia e percurso acadêmico.

Atendimento Individual: voltado para os discentes que já estão em acompanhamento pelo APP e possuem dificuldades de aprendizagem específicas e/ou persistentes. Para novas solicitações e agendamentos, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

Atendimento em Grupo: voltada para qualquer discente da ESFA que esteja vivenciando dificuldades de aprendizagem durante o período da pandemia. Esta ação promoverá mais um canal de acompanhamento, convivência, contato (mesmo que virtual) e identificação precoce de dificuldades no processo de aprendizagem, além de ser um espaço em que os discentes poderão construir coletivamente novas ferramentas e estratégias para lidar com eventuais dificuldades vivenciadas em seus processos de aprendizagem. Ocorrerá toda quarta-feira às 17:00 horas. Basta acessar o link dentro do seu Portal do Aluno "Plantão do Apoio Psicopedagógico Pastoral" 



A Pastoral da ESFA é uma abordagem de acompanhamento espiritual e formação religiosa direcionada aos estudantes universitários, inspirada nos valores e espiritualidade franciscanos. Seu objetivo é promover a integração da fé, cultura e ciência, oferecendo espaços para reflexão, diálogo, oração e aprofundamento da fé cristã no ambiente acadêmico. Além disso, busca cultivar valores como fraternidade, justiça, solidariedade e cuidado com a criação. A Pastoral Universitária Franciscana visa formar líderes comprometidos com o bem comum e o serviço aos mais necessitados, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis.

A Pastoral da ESFA desempenha diversas atividades, como celebrações, grupos de estudos, orações, encontros, celebrações eucarísticas, confissões, eventos ecumênicos e inter-religiosos, encontros universitários, cursos de extensão e palestras, acolhida dos calouros, momentos oracionais na colação de grau, promoção de ações solidárias junto aos estudantes e docentes. Além disso, oferece um espaço de convivência e acolhimento chamado de Espaço Frater.

A equipe da Pastoral, composta pelo Frei Assessor e agentes pastorais, acompanha os alunos ao longo de sua trajetória universitária, transmitindo os valores que representam a forma franciscana de ser. A ênfase está no cuidado, manifestado através da proximidade, relação e comunhão. A Pastoral Universitária é um espaço de cultivo da comunhão e participação, onde se promove a consciência do papel e lugar de cada indivíduo na história. A espiritualidade, reflexão e ação socioeducacional são os pilares de atuação dessa pastoral.

Pela sua identidade cristã, católica e franciscana, a instituição valoriza a Pastoral Universitária, que se caracteriza pela escuta, acolhida, partilha, encontro, diálogo e valorização da diversidade cultural, étnica e religiosa. Sua contribuição visa uma formação mais humana e integral dos estudantes, de acordo com os princípios cristãos e os ideais de São Francisco de Assis.