Home
Mapa do site
Webmail
  Buscar...
   Santa Teresa - ES, 23 de junho de 2017
     
Notícias  
FIES
27/03/2006 - 11h00 - Atualizado em 29/08/2014 - 11h45

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no SINAES.

O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.

Como funciona o Fies?

Enquanto cursa a faculdade, o estudante financiado se compromete a pagar, trimestralmente, os juros do financiamento, limitados a uma parcela máxima de R$ 50,00. Após formado, há um período de carência de dezoito meses antes do início do pagamento das prestações. A carência permite que o aluno possa recompor seu orçamento após a graduação. Durante esses dezoito meses, o aluno continua pagando trimestralmente, os juros do financiamento, limitados a uma parcela máxima de R$ 50,00.

Após o período de carência, o financiamento começa a ser amortizado. Nos doze primeiros meses (Fase I) a prestação será igual a parte da mensalidade que era paga pelo estudante à instituição, com base no último semestre financiado. Terminado esse período, o saldo devedor é dividido em prestações iguais, pelo prazo de três vezes o período de utilização do financiamento (Fase II).

Quem pode se candidatar ao Fies?

Podem se candidatar ao Fies, os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por Instituições Educação Superior com adesão ao Programa.

Não poderão contratar financiamento pelo Fies os estudantes:

  • inadimplentes com o Fies;
  • inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (CREDUC)
  • beneficiários de bolsa integral do Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • beneficiários de bolsa parcial do ProUni, em curso/turno diferente daquele vinculado ao financiamento.
  • estudantes que já tenham sido beneficiados pelo Fies.
  • cuja mensalidade do curso comprometa o percentual de até 20% da renda familiar bruta per capita.

Como faço para me inscrever?

As inscrições para o Fies são feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://www3.caixa.gov.br/fies, em data a ser divulgada oportunamente.

Qual a taxa de juros do Fies?

Desde a aprovação da Resolução nº 3.842, de 10 de março de 2010, a taxa de juros aplicada aos contratos do Fies é de 3,4% ao ano, para qualquer curso. Essa taxa de juros também será aplicada sobre o saldo devedor dos contratos já formalizados.

É necessária apresentação de fiador?

Sim, para a contratação do Fies é necessário que o estudante tenha um fiador. Existem duas formas de fiança: fiança tradicional e fiança solidária.

Quais os bancos habilitados a contratar o Fies?

Os bancos habilitados a contratar o Fies são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Mais informações sobre Prouni e Fies pelo site http://www.mec.gov.br

 

 PORTARIA NORMATIVA NR 1_2010_FIES

 PORTARIA NORMATIVA NR 10_2010 FIES

 

PORTARIA NORMATIVA NR 2_ 2012_ENCARGOS EDUCACIONAIS_PROUNI_FIES

 
ImprimirVoltar



  | (27) 9 9238-4883