MERCADO DE TRABALHO
O profissional especializado é capaz de contribuir para que as políticas ambientais sejam conduzidas em consonância com as necessidades socioeconômicas das populações humanas, sem perder de vista a importância da preservação de ecossistemas, aliando esses interesses no manejo dos recursos naturais. Entretanto, busca-se regionalizar essas problemáticas para a realidade de atuação do indivíduo, tendo em vista possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Nesse contexto, as principais abordagens aplicadas estão relacionadas com o planejamento e a conservação em escalas locais (unidades de conservação) e regionais (paisagens, bacias hidrográficas, corredores ecológicos, municípios e estados). Dentre elas podem ser destacadas a Ecologia da paisagem, a Biologia da conservação e a Educação ambiental. Em muitas dessas abordagens são inseridas vivências da problemática, através de estudos de caso e simulações em computador, incluindo a aplicação de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que permite situar espacialmente o aluno, tornando mais fácil a visualização da realidade.
As opções de mercado que esse curso oferece incluem planejamento, gestão, concepção de projetos de sustentabilidade ambiental, econômica e social, regulação e gestão ambiental nos setores privado e público, consultorias e outros.
METODOLOGIA
Tendo em vista que boa parte dos problemas socioambientais mais pertinentes é semelhante em todo o planeta, ressalvadas as especificidades de escala, são apresentados conceitos teóricos práticos que possam fundamentar a formação do alunado, tais como efeito estufa, poluição ambiental, degradação de recursos hídricos e exaustão de recursos naturais. Esses conceitos serão trabalhados em aulas expositivas, de campo, práticas e em seminários temáticos.
CERTIFICAÇÃO - HABILITAÇÃO
Pós-graduação (Lato Sensu) – Especialização em Planejamento e conservação ambiental
DURAÇÃO
15 meses (aulas presenciais)
CARGA HORÁRIA
400 horas.