Manejo nutricional para animais domésticos obesos

Integrantes:

Maria Alida Schunk, Nailany Wagner, Victoria Entringer.

Problema/proposta:

A obesidade em animais de companhia pode causar prejuízos secundários para o animal, devido ao distúrbio nutricional, podendo acarretar outras doenças como dificuldade respiratória, diabete mellitus, osteoartrite entre outras.

Escopo da solução:

Passar o conhecimento através de uma dinâmica de perguntas e respostas sobre as causas e o manejo adequado em animais domésticos obesos.

Descrição do resultado:

Em breve.

Além do olhar: Explorando a microscopia em alimentos certificados e não certificados

Integrantes:

Amanda Azevedo, Gisela Sacani, Isabela Belique, Milena Catarine e Ynnara Prochnow

Problema/proposta:

A falta de conhecimento das pessoas ao consumir alimentos não inspecionados, assim como a falta de padronização da inspeção por partes dos órgãos de fiscalização e dos produtores.

Escopo da solução:

Identificando falhas de sanitização em produtos com selo de inspeção. Assim como apresentando soluções para produtores pequenos e informando a população sobre a padronização dos meios de inspeção. Os meios didáticos: apresentação de slide e a interação do publico com o microscópio (lâminas de bactérias gram-negativas cultivadas por nós, de diferentes queijos, inspecionados e não inspecionados).

Descrição do resultado:

Em breve.

Esporotricose no Contexto da Saúde Única

Integrantes:

Karina Haese Berger, Nilaila Huver, Esther Barbosa Coelho, Rayssa Borges Pessotti, Alerrandra Estrey.

Problema/proposta:

Falaremos sobre a esporotricose no contexto da saúde única. Essa doença é derivada do fungo Sporothrix brasiliensis, que acomete principalmente felinos, e também pode ocorrer a transmissão para seres humanos e outros animais. Geralmente atinge vasos linfáticos e pele (75%), mas também pode afetar pulmão, ossos, cérebro ou articulações, sendo mais comuns erupções na pele. Nesse contexto, a esporotricose é um problema para a saúde única, pois se trata de uma zoonose, que atualmente tem se disseminado em forma de surtos epidêmicos. Vale ressaltar que além da transmissão ocorrer pelo contato com animal infectado, o fungo também pode ser encontrado em locais úmidos, instalado na vegetação, em troncos de árvores e solos contaminados.

Escopo da solução:

Pretendemos demonstrar a forma correta de manejo para tratamento dos animais infectados pela esporotricose através da maquete de um gato, proporcionando a interação com o público, demonstrando o cuidado necessário com o animal.

Descrição do resultado:

Em breve.

Abate clandestino e sua associação com a transmissão de zoonose

Integrantes:

Emanuel Damasceno Duarte, Henrique Erler Delfim, Johann Damm Kuhn, Luadara Petri do Amaral e Victor Gonçallo Vago

Problema/proposta:

As motivações do abate clandestino são, falhas nas fiscalizações, cultura de comercialização de carne em feiras, e custo final mais inferior ao o que oferta em açougues e em mercados inspecionados pelos órgãos competentes. Além de representar uma ameaça a saúde pública, o abate clandestino está associado a diversas zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos.

Escopo da solução:

Por meio do nosso trabalho iremos fazer uma conscientização para a população alertando os riscos e malefícios que essa prática pode trazer a todos que consomem esse tipo de carne do propriamente dito "abate clandestino". Nós iremos apresentar por meio de folder, imagens autoexplicativas, jogos didáticos e slides, para melhor entendimento.

Descrição do resultado:

Em breve.

Giardíase: uma zoonose atual

Integrantes:

Ana Julia Bortolini, Larissa Moita e Ludimila Aloquio da Silva

Problema/proposta:

A giardíase é uma zoonose que pode ser transmitida entre animais e humanos. A infecção ocorre quando há contato com água e alimentos com cistos do protozoário. Essa doença é um grande problema para saúde pública, quando não instruímos a população sobre os cuidados devidos com o tratamento da água, lavagem dos alimentos e principalmente cuidado com os animais. As zoonoses podem causar interrupções na produção e no comércio de produtos de origem animal.

Escopo da solução:

Nosso projeto visa conscientizar a população sobre a Giardíase, através de uma dinâmica de perguntas e respostas, e materiais completares, como folder, slide e um questionário para a população fixar e se aprofundar no tema.

Descrição do resultado:

Em breve.

Selos de inspeção em produtos de origem animal: Compreendendo a importância para a segurança alimentar e bem-estar.

Integrantes:

Ana Luiza Neves Briel, Livia Zucoloto Totola e Nicole Lima Degasperi.

Problema/proposta:

Os selos de inspeção em produtos de origem animal são essenciais para garantir a segurança alimentar. Problemas surgem quando há falhas na inspeção, como produtos contaminados ou adulterados chegando ao mercado, colocando em risco a saúde dos consumidores. A importância desses selos reside na proteção da saúde pública, assegurando que os alimentos de origem animal atendam aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelas autoridades reguladoras. Além da produção que não possui nenhuma fiscalização e inspeção de seus produtos, onde não se conhece nem a origem colocando em risco a saúde dos consumidores.

Escopo da solução:

É importante promover a conscientização dos alunos sobre a importância de procurar e confiar em produtos que possuam selos de inspeção reconhecidos pelas autoridades competentes. Para isso realizaremos uma dinâmica interativa, simulando uma inspeção, onde os participantes irão analisar imagens que replicam fielmente o ambiente real de inspeção, onde irão identificar possíveis contaminações, adulterações ou irregularidades presentes em cada imagem. Além de demonstrar produtos que possuem selos e que não possuem.

Descrição do resultado:

Em breve.

Promovendo saúde pública através do cuidado animal.

Integrantes:

Lisley Bianque Calavort, Mariana Gilles, Kamilly Marques Badhi, Ariele Butke Brandt, Milena Tesflaf Schiffler

Problema/proposta:

A população ao descobrir que os animais possuem doenças transmissíveis para os seres humanos podem agir com descaso e abandono dos mesmos. Além disso, também podem ocorrer desmatamento no habitat de animais silvestres realizando imigração para as áreas urbanas aumentando os riscos de contaminação por zoonoses. O tema do projeto foi escolhido para conscientizar a sociedade a respeito do cuidado animal e tratamento tanto da saúde pública quanta saúde animal.

Escopo da solução:

Apresentaremos métodos de prevenções e tratamentos através de cartaz informativo, jogo interativo e exibição de animais empalhados que podem transmitir doenças zoonóticas, com o intuito de incentivar a vacinação e o não abandono dos animais. A nossa intenção é transmitir conhecimento de que a solução é o tratamento desses animais para que não passem a doença para a população. Além disso, reforçar o cuidado com os animais silvestres e animais desconhecidos.

Descrição do resultado:

Em breve.

Protegendo sua comunidade: Importância da Lavagem de mãos na prevenção das toxinfecções

Integrantes:

Amabili de Oliveira Ziviani, Mariana Rudio Corona, Ester Clarindo e Karollany Ferreira

Problema/proposta:

Toxinfecções são infecções e intoxicações alimentares causadas pela ingestão de alimentos infectados com alguma bactéria, vírus ou fungo que cause um quadro infeccioso ou de intoxicação no organismo, sendo de uma grande decorrência na saúde humana, causando até 420 mil mortes por ano. Com isto um grande fator que leva a tais quadros são erros na higienização dos alimentos e principalmente das mãos no momento do manuseio e consumo de tais, levando patógenos para dentro do organismo.

Escopo da solução:

Nós apresentaremos um banner no dia mostrando o significado das toxinfecções alimentares, diferenças entre infecção e intoxicação e suas associações, tanto quanto um banner mostrando a importância da lavagem correta das mãos. Também com isso faremos uma pequena gincana com o qual duas pessoas por vez colocarão luvas na mão e despejaremos tinta em suas mãos para simular o sabão, então pediremos que lavem suas mãos da forma que fariam em suas casas, com o uso de vendo para que façam o processo sem ver. No final será permitido a remoção das vendas para se observadas quantas áreas que a tinta não chegou e com isso explicaremos a importância de se lavar as mãos corretamente e como na maioria dos casos o sabão não chega em 100% da área de contato da mão, podendo ainda permitir entrada de patógenos.

Descrição do resultado:

Em breve.

Transmissão da tuberculose

Integrantes:

Paloma Gonçalves Croce Coser; Gracieli Jastrow da Fonseca; Maria Yane Vieira do Nascimento; Larissa Cuzzuol Sfalsin; Mayane de Freitas Pereira Viana

Problema/proposta:

A tuberculose é uma zoonose, pode afetar tanto os animais quanto os humanos. A mesma esta entre as 10 doenças mais infecciosas do mundo, é uma doença perigosa, pois é silenciosa e é transmitida pelo ar. A pecuária também é afetada de forma extensa, pois se uma vaca esta infectada será abatida juntamente com o seu rebanho.

Escopo da solução:

Pesquisa para a criação de vacina contra a tuberculose animal, já que para humanos existe a vacina BCG. Juntamente com cuidados básicos para evitar a disseminação da doença, como utilizar mascara, evitar lugares fechados e lavar as mãos com frequência. E o Ministério da Saúde deve conscientizar a população por meio da mídia e palestras educativas.

Descrição do resultado:

Em breve.

Importância Socioeconômica e Genética das Raças Nativas De Galinhas Caipiras.

Integrantes:

Amanda de Vasconcelos Borges, Ana Paula Henker Buzatto, Lara Rissari Mairinck, Luiza Eduarda de Sousa Coelho e Maria Eduarda Hollunder Mariano.

Problema/proposta:

As raças nativas são consideradas bancos de genes para o desenvolvimento de novas linhagens na avicultura industrial. Entretanto, apenas 25% dessas raças de galinhas nativas estão em algum tipo de programa de conservação. A falta de reconhecimento e valorização das raças nativas pode levar ao abandono de práticas tradicionais de manejo e à perda de conhecimento local sobre essas aves, prejudicando assim a cultura e a identidade das comunidades rurais.

Escopo da solução:

Uma solução eficaz seria implementar programas de conservação genética e promover a criação sustentável dessas raças, valorizando seus atributos únicos e incentivando seu uso na agricultura familiar. Por isso, através de uma apresentação sucinta com a presença de uma roleta de perguntas e respostas, nosso objetivo é conscientizar e levar o conhecimento sobre a problemática para os visitantes.

Descrição do resultado:

Em breve.

Conscientização de manejo na produção familiar de galinha caipira.

Integrantes:

Alice S. Martins, Ana Barbara Pissaia, Izabel Correa, Larissa Suet, Laura Suet, Lorrâiny M. Tonon

Problema/proposta:

A falta de conhecimento do manejo correto na produção de galinha caipira pode gerar prejuízo econômico para o pequeno produtor e consequentemente disseminação de doenças de potencial zoonótico.

Escopo da solução:

A ideia principal do projeto é conscientizar a população, por meio de práticas de bem-estar animal sobre perda econômica e disseminação de possíveis doenças, levando a informação de forma didática com foco no pequeno produtor da avicultura de corte e postura. Para isso faremos um jogo de 7 erros em uma maquete em forma de um galinheiro, de modo que a população deve apontar os manejos incorretos.

Descrição do resultado:

Em breve.

Desmistificando os mitos das carnes através da inspeção.

Integrantes:

Isaque Costa Siqueira, Martha Tavares Viana

Problema/proposta:

Um dos maiores problemas a serem resolvidos no âmbito de consumo de carne, é a falta de conhecimento dos consumidores acerca das zoonoses que podem ser transmitidas pela ingestão de carnes não inspecionadas/contaminadas por agentes patogênicos.

Existem muitas afirmações sobre as carnes que muitas das vezes são falsas, devido ao fator histórico que gerou diversos mitos a respeito das carnes que são propagados entre a população. Muitos desses que fazem pessoas deixarem de comer carne, mesmo com todos os benefícios nutricionais para a saúde humana.

Escopo da solução:

Nós faremos uma apresentação para grupos de estudantes, sobre como é a atuação do médico veterinário na inspeção da carne, a realização das etapas da inspeção e os benefícios do consumo da carne inspecionada.

Pós-apresentação será feita uma dinâmica através de uma interação lúdica que vai ter como objetivo fixar o conhecimento adquirido na apresentação aos estudantes.

Além disso, vamos apresentar um folder para cada aluno, mostrando os mitos das carnes e suas desmistificações.

Descrição do resultado:

Em breve.

A importância do melhoramento genético em equinos

Integrantes:

Joice Sousa Carlini, Anna Julia Casagrande dos Reis, Débora Zviani Scalzer, Bernardo Milanezi Luchi, Carlos Filipe Orechio Frizzera, Rafael Archangelo Polese, Larissa Kuster Retz

Problema/proposta:

O uso do melhoramento genético em equinos é pouco praticado no Brasil, pois não há muita visibilidade sobre o tema. Muitos veem o melhoramento genético como algo utilizado somente em animais de produção (bovinos, suínos, galináceos...), algo que é irreal, pois o melhoramento genético em equinos de corrida possibilita uma melhora no desempenho e nas características gerais do animal.

Escopo da solução:

Como solução para este problema, é necessário realizar apresentações sobre o tema, aumentar a divulgação e realizar atividades lúdicas. Nosso grupo, a fim de participar da solução deste problema, irá realizar as seguintes atividades: cartazes com informações sobre o melhoramento genético em equinos, atividades lúdicas com jogo de perguntas e respostas e apresentação do percurso da competição de três tambores para alunos do ensino fundamental e médio.

Descrição do resultado:

Em breve.

Trilha da intoxicação

Integrantes:

Agnes Orele Zambaldi, Alana Bronzoni Silva, Ângela Sousa Vianna, Danila Alexandre Xavier, Diany Karla Sutil Braga, Emanuelly Zanotti e Rayssa Rodrigues Ferreira

Problema/proposta:

Os animais de companhia e de produção constantemente sofrem quadros de intoxicação devido à falta de conhecimento dos tutores e proprietários acerca de plantas, medicamentos e alimentos tóxicos para os animais.

Escopo da solução:

Os casos de intoxicações de animais tanto domésticos quanto de produção estão frequentemente presentes na clínica veterinária e diante disso, criamos esse jogo com o objetivo de conscientizar a população acerca de hábitos ou até mesmo citar exemplos de plantas, medicamentos e alimentos que podem causar intoxicação em seus animais, além de conscientizar sobre o que fazer diante desses casos e também instruí-los sobre o tema com uma apresentação de slides.

Descrição do resultado:

Em breve.

Ectoparasitas: cuidado com o ambiente

Integrantes:

Stéphanie Soares Maciel, Lucas Palauro, Milena De jesus Nascimento, Djhulyaisha dos Santos Rodrigues, Camilly Quintino Sartori

Problema/proposta:

Os ectoparasitas têm um ciclo de vida complexo e são extremamente importantes na disseminação de doenças que afetam também os cães e os seres humanos, sendo eles as pulgas, piolhos, bernes e os carrapatos.

É necessário que haja um controle tanto no ambiente, quanto nos animais, como o uso de carrapaticidas e a higienização adequada do local.

Além disso, os tutores assumem um papel crucial na efetivação do mesmo, uma vez que são os responsáveis pela administração desses antiparasitários no seu pet e em sua casa.

Escopo da solução:

Instruir os tutores responsáveis o manejo adequado para seus pets, prevenindo doenças, até mesmo de caráter zoonótico e infestações de ectoparasitas no ambiente. A fim de promover uma qualidade de vida ao seu “cãopanheiro”.

Descrição do resultado:

Em breve.

Saúde dos pets, cuidados com ambiente e controle de zoonoses

Integrantes:

Aniele Fardin, Ana Caroliny, Leidieny Januth Kamily Zanotti, Lucas Becalli e Rodrigo Briscke

Problema/proposta:

O problema que precisa ser resolvido está diretamente ligado à saúde dos animais de estimação, ao cuidado com o ambiente e ao controle de zoonoses. Essa tríade de preocupações tem raízes profundas nas interações entre humanos, animais de estimação e o ambiente em que vivem. No contexto do mercado de atuação, esses problemas têm várias implicações. Os proprietários de animais de estimação estão cada vez mais conscientes da importância da saúde e do bem-estar de seus pets, e estão dispostos a investir em soluções que os ajudem a garantir isso. Além disso, as regulamentações governamentais estão se tornando mais rigorosas em relação ao controle de zoonoses e à proteção do meio ambiente, o que pode criar oportunidades para inovações e soluções que atendam a essas demandas.

Escopo da solução:

A gincana proposta ao público após uma explicação objetiva e breve o tema funcionará da seguinte forma: serão divididos em dois grupos, onde cada representando do grupo ficara em frente a uma companhia. Ao serem questionados sobre o tema abordado na apresentação o grupo que souber a resposta e apertar a companhia primeiro tem a vez de responder, ao acertar a pergunta a pessoa leva um brinde (pirulito), caso erre a resposta a equipe adversária terá a chance de responder. Como apoio, no final da apresentação teremos um QRCode para que as equipes tenham acesso à apresentação. Com isso esperamos que possamos conscientizar e passar algum conhecimento paras as pessoas.

Descrição do resultado:

Em breve.

FORTALECENDO A CONSCIENTIZAÇÃO E ADESÃO DOS PRODUTORES RURAIS À VACINAÇÃO CONTRA A BRUCELOSE EM SANTA TERESA: RUMO À SAÚDE ANIMAL E SEGURANÇA ALIMENTAR

Integrantes:

Caio Christian Sarti, Gustavo Corrêa, Jones Abreu e Júlio Simões Lamberti

Problema/proposta:

A brucelose é uma zoonose relevante para a saúde pública, mas infelizmente, muitas vezes, é negligenciada pelos produtores rurais. Segundo dados do IDAF (2023), apenas 54,7% das propriedades no município de Santa Teresa realizam a vacinação de seus animais contra a brucelose. É crucial aumentar a conscientização sobre a importância dessa medida preventiva para proteger tanto os animais quanto a segurança alimentar.

Escopo da solução:

Para aumentar a conscientização sobre os malefícios que a brucelose pode causar aos seres humanos, será apresentado um quiz de perguntas interativo para os ouvintes. Essa abordagem proporcionará uma troca de conhecimento de forma descontraída e dinâmica.

Descrição do resultado:

Em breve.

Recursos:

Slides

Quiz

Medicina Veterinária Preventiva: A importância da conscientização e educação sanitária sobre a saúde animal

Integrantes:

Beatriz Schulz, Fabiany Perovano, Elias Miguel Rodrigues dos Santos Junior, Gabrielly Moheng Helmer, Joyce Sanna e Maria Eduarda Bendineli.

Problema/proposta:

O objetivo do trabalho é enfatizar a importância da medicina veterinária preventiva que garante a saúde e o bem-estar dos animais de estimação e também para promover a saúde pública. Como também conscientizar a população sobre diversas áreas da medicina veterinária que atuam na saúde dos animais e no controle de zoonoses, porém, não são conhecidas. Com isso, informando os donos de animais sobre práticas preventivas, podemos reduzir significativamente o risco de doenças e problemas de saúde nos animais do município.

Escopo da solução:

Ao abordar sobre o tema que estará descrito em mural informativo, realizaremos uma atividade lúdica com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a curta apresentação. A atividade será composta por perguntas de verdadeiro ou falso sobre o tema, os participantes deverão responder corretamente, caso contrário, receberão uma tortada de chantilly. Esperamos que o resultado seja satisfatório com relação às curiosidades que desejamos passar para o público, que eles levem adiante a importância da medicina veterinária preventiva.

Descrição do resultado:

Em breve.

Frangos Hormônizados: Mito ou Verdade

Integrantes:

BRUNO NASCIMENTO PALAORO; EDUARDO FERNANDO ZETUM SERBATE; JUAN COUTINHO BASTOS; RAMON BORGES GRABIRELLI

Problema/proposta:

Atualmente existe um problema em relação à desinformação sobre as atuais práticas na avicultura de frango de corte, o que leva a uma falsa ideia de que são utilizados hormônios em sua produção. Porém, o atual rendimento está ligado ao melhoramento genético, nutrição e manejo.

Escopo da solução:

Desse modo iremos realizar uma atividade interativa para veicular as informações sobre o atual panorama genético, nutricional e de manejo.

Descrição do resultado:

Em breve.

Alimentos tóxicos para cães e gatos

Integrantes:

Gustavo Maciel, Kaylane Gomes Raasch, Maria Celeste Bosi Iorio, Maria Eduarda Negrini e Raquel Honorato dos Santos.

Problema/proposta:

O objetivo do trabalho é mostrar a importância do médico veterinário atuando com a prevenção e disseminando a informação. Nós vamos apresentar para as pessoas os principais alimentos de consumo humano que oferecem risco aos animais e suas respectivas quantidades. Evitando assim, futuras intoxicações.

Escopo da solução:

Muitas vezes os alimentos que são de consumo humano fazem mal aos animais, às vezes de forma crônica e variando de acordo com a quantidade oferecida. Dessa forma, é importante levar esse tipo de informação para a sociedade, evitando assim, futuras intoxicações.

Descrição do resultado:

Em breve.

Acidentes com animais peçonhentos

Integrantes:

Weliton Portes, Gabriela Pianca Zatta, Amanda Machado Dorigueto, Agnes Orele Zambaldi

Problema/proposta:

Com a chegada do verão, o número de acidentes com animais peçonhentos sobe, e os pets estão entre as vítimas dos ataques de cobras, aranhas e escorpiões. Os fatores que contribuem para aumentar o aparecimento destes animais nesta estação do ano, estão relacionados ao clima quente e úmido propício para a reprodução, a falta de higiene nos quintais e o acumulo de entulhos também podem contribuir.

A curiosidade do pet pode levá-lo a se aproximar de um animal peçonhento, aumentando os

riscos de levar uma picada, acontecendo de forma acidental devido instinto de caça do pet e o animal peçonhento para se defender ataca.

Levando em conta esses fatores acima que aumentam os riscos de acidentes com animais peçonhentos elaboramos um slide, quiz, folheto e dinâmica para informar as pessoas sobre a importância de manter o ambiente limpo, o que fazer em caso de acidentes com animais peçonhentos, como agir e para quem ligar para recolher o animal peçonhento.

Escopo da solução:

A nossa solução foi de informar as pessoas sobre procurar atendimento médico-veterinário imediatamente quando ver o seu pet apresentando esses sinais clínicos de: inchaço, dor, sangramento, alteração de comportamento e perfurações na pele.

Olhar atentamente, o ambiente onde o pet esteve para tentar verificar qual é o animal peçonhento envolvido no acidente. Passar o maior número de informação sobre o animal peçonhento para o veterinário, se possível tirar foto.

O que não fazer em hipótese alguma:

Tentar perfurar, cortar, espremer ou fazer torniquete para remover o veneno.

E também sobre manter o cuidado com o ambiente para evitar tais problemas, informamos com as seguintes informações:
  • Não depositar ou acumular lixo, entulho e materiais de construção junto às habitações.
  • Evitar que plantas trepadeiras se encostem às casas e que folhagens entrem pelo telhado ou pelo forro.
  • Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede e terrenos baldios (sempre com uso de EPI).
  • Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés.
  • Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos.
  • Ter o controle de insetos como baratas, pois, são pressas para escorpiões e outros animais peçonhentos.
  • Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareça morto, e procure a autoridade de saúde local para orientações.

Também será informado os órgãos responsáveis pelos resgates de alguns animais peçonhentos bem como seus números de contato.

E além dessas informações criamos um informativo por meio do Canva, uma dinâmica de perguntas e respostas e um quiz informativo sobre qual animal peçonhento você seria.

Descrição do resultado:

Em breve.

Recursos:

Quiz