Santa Teresa - ES, 18 de dezembro de 2017

IV SIMPÓSIO DE BIOMONITORAMENTO AMBIENTAL - ECOTOXICOLOGIA
09/04/2012 - 10h00 - Atualizado em 09/04/2012 - 10h29

O IV Simpósio de Biomonitoramento Ambiental - Ecotoxicologia será realizado nos dias 16 e 17 de Junho de 2012, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo em Vitória-ES. Este evento será promovido pela UFES por meio do Laboratório de Malacologia/DCBio e o Instituto APLYSIA.

A utilização cada vez mais acentuada de produtos como fármacos, praguicidas, cosméticos, corantes e muitos outros, resultantes das atividades humanas, têm comprovadamente causado um aumento nas taxas de contaminação ambiental, afetando todos os seres vivos, desde microorganismos, plantas, até seres humanos.

Por outro lado, a preocupação com a degradação ambiental tem levado ao desenvolvimento de métodos e técnicas que permitem identificar e quantificar esses produtos além de avaliar as conseqüências do seu uso para a saúde do meio ambiente.

O Estado do Espírito Santo, por se tratar de um estado bastante industrializado, com atividades crescentes na área portuária e com uma importante vocação para produção agrícola apresenta-se hoje em estado de risco eminente provocado por essas atividades.

Assim, no IV Simpósio de Biomonitoramento Ambiental- Ecotoxicologia, profissionais, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados poderão discutir, aprender e difundir as técnicas utilizadas para biomonitoramento ambiental, além de discutir metodologias e medidas mitigadoras, as quais remetam a recuperação e preservação dos ecossistemas.

Temas Abordados
Durante o evento, profissionais da área de Ecotoxicologia/Biomonitoramento e Gerenciamento Costeiro de vários estados do Brasil irão abordar temas como estrutura de comunidades; poluição atmosférica; contaminação do sedimento; contaminação e ecotoxicologia na água doce e marinha; contaminação em áreas portuárias e seus impactos sobre a biota e sobre as comunidades humanas.

Público Alvo
Serão abertas 250 vagas para inscrições, e o Simpósio será destinado a técnicos de órgãos ambientais, empresas privadas, professores, estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Geografia, Oceanografia, Química, Educação Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, Direito, dentre outros, além de membros da comunidade em geral.

Data e Local:
O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de Junho de 2012 e será realizado na cidade de Vitória – Espírito Santo, no Auditório do centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Prof. Manoel Vereza, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Comissão Científica:
•Doutoranda Mercia Barcellos da Costa – UFES
•Drª Tatiana Heid Furley – APLYSIA- Tecnologia para o Meio Ambiente e Instituto APLYSIA
•Ecólogo Fernando Aquinoga de Mello – IEMA
•Doutoranda Gabriela Carvalho Zamprogno – UFES