Concurso cultural de Dia das Mães ESFA.

 

Fique atento e confira as regras.

 

E lembre, mães colaboradoras ou alunas também podem participar!

 

Não perca a oportunidade de homenagear a sua rainha.

 

#MãetuESFAntástica

 

Regulamento

 

Ficha de Inscrição

ESFA celebra Semana Internacional da Educação Católica

 

 

Dia Internacional da Educação Católica: excelência e impacto social da educação promovida pela Igreja

Nesta semana, a ESFA, a Faculdade de Santa Teresa, está dedicada a celebrar o dia (09) quinta-feira, dia Internacional da Educação Católica.

A data foi instituída pela Organização Internacional de Educação Católica (OIEC) em 2002, este dia é uma oportunidade para valorizar e reconhecer a contribuição única das instituições educacionais católicas globalmente.

Este ano, sob o tema “Educação católica: fermento de fraternidade para uma nova sociedade”, enfatizamos o papel transformador da educação católica na promoção de valores de amizade social e paz. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lidera as celebrações, destacando o compromisso dessas instituições com a excelência educacional e o desenvolvimento social.

A educação católica no Brasil se destaca por sua qualidade superior, como evidenciado pelo desempenho acadêmico dos seus estudantes. Dados recentes do INEP, órgão do Ministério da Educação responsável pelas estatísticas educacionais, revelam que oito entre as dez melhores universidades sem fins lucrativos do país são católicas. Também é notável o desenvolvimento da pesquisa científica, com programas de mestrado e doutorado de alto nível com resultados comparáveis às melhores universidades estrangeiras.

Além disso, estudantes de escolas católicas apresentam, em média, notas 20% superiores aos demais no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sublinhando a contribuição destas instituições na construção dos sonhos de milhares de crianças e jovens.

Além da excelência acadêmica, as escolas e universidades católicas também são profundamente comprometidas com a formação ética, espiritual e cívica. A cada R$1 real investido em imunidade tributária, aproximadamente R$ 24 reais são retornados à sociedade por meio de gratuidades educacionais e outros benefícios voltados a estudantes em vulnerabilidade social, evidenciando um compromisso irrenunciável com a justiça social e a igualdade de oportunidades.

Convidamos a imprensa, as comunidades educacionais e o público a participar e a apoiar as celebrações deste dia significativo. A educação católica é mais do que ensino; é uma missão de transformar vidas e comunidades.

 

ESFA: 123 anos de história na educação católica

A Escola São Francisco de Assis (ESFA), fundada como Educandário Seráfico São Francisco de Assis, é uma instituição de ensino mantida pelos Frades Menores Capuchinhos, com mais de um século de história em Santa Teresa. Iniciou suas atividades em 1901 para atender aos filhos dos imigrantes italianos.

Em 1998, foi estabelecida a Escola de Ensino Superior São Francisco de Assis, inicialmente com o curso de Ciências Biológicas, expandindo-se posteriormente para oito cursos, incluindo Biomedicina, Psicologia, Medicina Veterinária, Odontologia e Administração EAD.

Além dos cursos de graduação, a ESFA oferece cursos técnicos e pós-graduação desde 2003, fortalecendo sua identidade institucional e compromisso com a formação de profissionais qualificados.

Em 2011, a ESFA expandiu suas atividades educacionais com a aquisição da escola Fênix, em Ibiraçu, ampliando seu alcance desde a Educação Infantil até o nono ano do Ensino Fundamental, mantendo o compromisso com os valores franciscanos e a qualidade educacional.

Atualmente a ESFA oferece a região cursos superiores de Administração EAD, Biomedicina, Psicologia, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia.

 

Sobre a ANEC

Desde 1945, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) promove e representa as instituições educacionais católicas em todo o Brasil, dedicando-se à educação baseada em valores cristãos e à formação integral dos estudantes.

 

 

Contato para a imprensa:

Anna Catarina Fonseca - 61 99841-6393 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | ANEC

Milan Salviato- 27-99999- 3234- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A ESFA – Faculdade de Santa Teresa – apoiará o 20º Caminho do Imigrante para comemorar os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Sob o tema “Santa Teresa: Aqui Começou a Imigração Italiana no Brasil”, o evento está marcado para o dia 1º de maio de 2024, e promete ser uma jornada emocionante e culturalmente enriquecedora.

Organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), o Caminho do Imigrante é uma celebração das raízes italianas que moldaram a região. Este ano, a ESFA contribuirá com placas de sinalização ao longo do percurso; oferecendo mensagens de incentivo e indicando a quilometragem da estrada. Ao chegarem no Parque de Exposições de Santa Teresa, os participantes encontrarão um local especial para registrar sua chegada após a longa caminhada, celebrando a vitória e o espírito de comunidade que permeia o Caminho do Imigrante.

Os participantes terão a oportunidade de percorrer cerca de 30 quilômetros entre os dois municípios, revivendo as experiências de seus antepassados em meio a matas, montanhas e cachoeiras. O itinerário foi cuidadosamente planejado com base em documentos históricos do APEES e em obras literárias como “Karina”, de Virginia Tamanini, e “Canaã”, de Graça Aranha, proporcionando uma homenagem aos pioneiros italianos.

Durante a caminhada, os participantes passarão por pontos emblemáticos, como a Cachoeira Véu da Noiva, a Curva do Violão e a Entrada de Valsugana Velha, imersos na exuberante natureza da região. Além disso, trechos da estrada foram recentemente pavimentados, garantindo uma experiência mais acessível e confortável.

O Caminho do Imigrante segue a histórica estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919, que reproduz o traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que fundaram Santa Teresa em 1874, marco oficial da colonização italiana no Brasil.

Este ano, o evento está integrado à programação dos 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo e contará com uma variedade de atividades culturais ao longo do ano, incluindo músicas, danças, religiosidade e comidas típicas.

INSCRIÇÕES

Programação – 20° Caminho do Imigrante

Santa Teresa 5h30: Transporte para Santa Leopoldina

Santa Leopoldina 6h45: largada para ciclistas 7h: largada para andarilhos

Santa Teresa 12h: Almoço típico

12h às 13h: Apresentações culturais

16h: Transporte de retorno a Santa Leopoldina

Apoio

Abertura de processo seletivo para preenchimento de vaga para professor de música - ESFA Ibiraçu.

 

RESULTADO EDITAL Nº 003/2024https://www.esfa.edu.br/images/editais/pdf.png