III Mostra de Projetos Integradores
Sejam muito bem-vindos, sejam muito bem-vindas a “III Mostra de Projetos Integradores de Extensão da ESFA”.
A ESFA torna pública sua III Mostra de Projetos Integradores de Extensão, realizada no dia 01 de Julho de 2022 em sua sede na cidade de Santa Teresa/ES.
Por meio de três trilhas de visitação compostas pelos seus cursos de graduação presenciais, a comunidade, cerca de 600 escolares da rede pública e privada do Estado Espírito Santo, puderam acompanhar as propostas desenvolvidas no semestre de 2022.1.
A Mostra de Projetos Integradores de Extensão faz parte das políticas de extensão da ESFA as quais buscam, a partir de seus princípios norteadores, criar um espaço permanente de construção e troca de saberes visando fortalecer o processo de ensino, pesquisa e extensão e, igualmente, a melhoria da qualidade de vida da população de sua influência.
Os Projetos Integradores apresentados nessa oportunidade são estruturados a partir do modelo de aprendizado efetivo. Esse modelo (baseado no estudo individual, aprendizagem colaborativa, exposição e aplicabilidade do aprendizado) almeja através de questões emergentes nas comunidades do entorno, propiciar aos acadêmicos a possibilidade de exercerem de forma protagonista e autônoma suas habilidades e competências em situações reais de sua profissão.
Nessa perspectiva, os acadêmicos foram levados a pesquisar sobre determinado “problema” o qual, inclusive, gerou intervenções reais na comunidade em que foi desenvolvido. Assim, com o objetivo central de divulgar essas produções e compartilhar os conhecimentos produzidos é que apresentamos o presente site, o qual, além de dar acesso as Mostras anteriores, traz agora os trabalhos de 2022.1. Para ter acesso, basta clicar nas abas dos respectivos cursos e navegar tanto nas apresentações iniciais quanto em seus principais resultados.
Entendemos que nossa função ultrapassa a de apenas formar profissionais e produzir conhecimento, ou possibilitar trabalhos de qualidade. Mas também, entendemos a permanente e urgente função de contribuir para a formação de cidadãos, conscientes da prática de suas ações na comunidade que o cerca. Nesse sentido, a atuação na vida das diversas comunidades através dos projetos integradores de extensão, pode ter grande contribuição na formação de uma sociedade mais justa, autônoma, criativa e consciente da prática da verdadeira cidadania.
Saudações fraternas de Paz e Bem!




