Transporte dos resíduos infectantes dos consultórios particulares de Santa Maria de Jetibá
EMANUELI SEPULCHRO MEIRELES DA SILVA, ESTHER BARROS MARTINS, FERNANDA RASSELI, IARA FERREIRA COSME, MARCIA EDUARDA GUILHERME EGGERT.
Problema/proposta:
Conscientização sobre os riscos biológicos envolvidos, a fim de evitar acidentes, já que o lixo infectante produzido nos consultórios odontológicos particulares é de responsabilidade dos próprios dentistas leva-lo ao centro de coleta.
A situação-problema é o descarte final de lixo odontológico das clinicas e consultórios particulares de Santa Maria de Jetibá, que são levados até o centro de coleta com veículo dos próprios dentistas o que possibilita acidentes e contaminação.
Escopo da solução:
Após coleta de dados e discussão sobre o tema, desenvolvemos um folder contendo informações sobre o risco que esse ato de levar o resíduo infectante em veículos inapropriados favorece acidentes e contaminações, a fim de instruir, já que por enquanto não há disponibilidade de um veículo designado apenas para essa finalidade.
Descrição do resultado:
Pleiteado com normas e resoluções, a biossegurança no tratamento dos resíduos ainda é um assunto a ser discutido nas esferas estratégicas de saúde e planejamento dos municípios.
Esperamos que as instruções passadas através do folder possam precaver contaminações cruzadas e acidentes com o transporte de resíduos infectantes.
Por fim, asseguramos que o conhecimento adquirido durante a execução deste projeto contribuiu para um olhar atencioso ao resíduo que produzimos, a fim de ser devidamente descartado sem resultar em prejuízos a si próprio e a comunidade em que estamos inseridos.
A Importância Dos Dentes Decíduos Para O Desenvolvimento Infantil
Analice de Souza Bernabe, Anita Peixoto Gonçalves, Emerson Pedreira Matos Junior, Kailane Fernanda Jonas, Lais Potratz Santos, Lara Vargas Félix
Problema/proposta:
A problemática central de estudo do presente trabalho, consiste no desenvolvimento da conscientização de pais e responsáveis a respeito da relevância dos cuidados com a higiene bucal das crianças de terceira infância.Pouco se aborda sobre a necessidade imprescindível de manter os dentes decíduos saudáveis, e não realizar exodontias prematuras, o que implica na urgência de intervenção em contexto social, expondo tal problema, suas consequências para a criança e medidas preventivas, visando a promoção de saúde na infância, e etapas seguintes da vida das mesmas.
Escopo da solução:
Diante deste contexto, o trabalho busca salientar e alertar esta importância com as crianças e responsáveis sobre os dentes decíduos e como realizar os cuidados preventivo de higiene bucal correta, sendo por meio de técnicas de escovação corretas, uso de fio dental regularmente, evitar a exposição prolongada ou frequente a açúcares ou carboidratos, incentivo do consumo de “alimentos detergentes”, beber água com maior frequência possível. Portanto, foi realizado a formação de 3 grupos para melhor apresentação, compostos por 1 grupo de 13 alunos e 2 grupos de 12 alunos.
Como forma de abordar a temática com os alunos, foi realizado as seguintes etapas:
Roda de conversa;
Dinâmica: O Papel da Alimentação;
Explicação: Ensinando a Higienização Correta;
Prática de Escovação.
Cartilhas para colorir e também foram distribuídos folders, que contenham as informações necessárias para higienização adequada e a forma correta de realizá-la, dando destaque principalmente aos dentes de leite, o por que devem ser cuidados e mantidos até o período correto de troca, e a importância para o desenvolvimento infantil.
Descrição do resultado:
A apresentação junto a Escola Cooperação foi agenda para o dia 03 de junho de 2022, posteriormente a apresentação foi possível verificar que após a realização da roda de conversa que continha o objetivo de conhecermos melhor os alunos, de forma que criasse um perfil de hábitos de higiene e alimentação de cada criança. Portanto, foi possível traçar um perfil comum, onde a maior parte dos estudantes haviam a melhor compreensão do porquê dos cuidados necessário em relação a higiene bucal, isso se dá ao fato por ser uma escola particular, onde há uma melhor atenção e instruções das crianças tanto na escola como em casa pelos pais e responsáveis.
No entanto, foi possível identificar que mesmo sabendo que é necessário a atenção a higienização bucal, os alunos não possuem a discernimento dos cuidados nos dentes decíduos, onde estes por serem descartáveis eram considerados com pouca importância e até mesmo desnecessário. Outro ponto interessante, foi que a maioria das crianças não sabiam da utilizam o fio dental por não saber a importância ou até mesmo por que não sabia a utilização do mesmo, bem como a técnica de escovação ideal, sendo realizado a escovação de maneira aleatória que segundos os alunos, estes sentiam desconfortos durante escovação.
Neste contexto, vale ressaltar algo de suma importância, onde mesmo sendo em uma escola particular com alto grau de instrução e atenção profissional e dos responsáveis, há uma deficiência em saber a abordagem ideal para a melhor saúde bucal do filho, necessitando de explicações do que é necessário ao importar com a higiene bucal da criança.
Descarte dos líquidos presentes no processo radiográfico nas clínicas odontológicas.
Integrantes
Gustavo Favarato, Hayandra Maria Quaresma Salomão, Henaylle Gonçalves De Laia Ribeiro, Mariana Westpfal, Taís Maria Mendes Ximenes Araújo.
Este trabalho tem por finalidade conscientizar os profissionais da área de saúde, principalmente dentistas, além de pessoas responsáveis pelo manejo de efluentes na faculdade (ESFA) e clínicas odontológicas, sobre o acondicionamento, descarte e neutralização de reveladores, fixadores e água utilizada durante o processo radiográfico.
Escopo da solução:
Preparação de material esclarecendo e guiando sobre o processamento em questão.
Descrição do resultado:
Foram identificados erros no processamento em todos os locais visitados, em todas as etapas deste.
Pesquisa e comparação sobre o PGRSS em consultórios odontológicos de diferentes municípios do ES
Integrantes
Amanda Galon Damiani, Jordana Schmidt, Maria Fernanda Libardi e Luiz Guilherme Baratella
Esperava-se que os cinco cirurgiões dentistas que foram entrevistados na pesquisa, tivessem o mínimo de prática odontológica sustentável, porém, com o resultado da pesquisa que foi analisado, existem muitos erros e falta de conhecimento do assunto.
Escopo da solução:
Foram oferecidas sugestões, para caso fosse necessário, fazer melhorias no PGRSS de cada clínica. O folder elaborado, com informações sobre a maneira correta de descarte dos resíduos, visa aconselhar e informar tanto clínicas particulares, quanto públicas sobre como cada um pode fazer sua parte para termos um ambiente mais sustentável.
Descrição do resultado:
Os resultados encontrados mostraram grande diferença entre os consultórios entrevistados e é notório, a necessidade de um conhecimento maior do PGRSS. Mediante a todos os conhecimento adquiridos pelos discentes, a confecção de um folder explicativo, foi diretamente relacionada como forma de dicas para os profissionais, para que estejam atentos neste assunto.
Manuseio Dos Materiais Radiográficos Em Clínicas Odontológicas De Santa Teresa
Integrantes
Edson Côrrea, Lucas Pizzol, Mayara Zani E Thales Zamprogno
O problema que encontramos hoje, no mundo contemporâneo, pode-se concluir que cada vez mais a quantidade de resíduos vêm aumentando cada vez mais, o que se torna algo preocupante, e a questão é, pra onde vai isso tudo?
O objetivo do nosso trabalho não consiste do tema do destinatário final dos resíduos que são descartados, foi feita uma pesquisa nas clínicas particulares em Santa Teresa sobre o descarte das películas radiográficas. Com o avanço do campo tecnológico e cientifico, muitas clínicas adotaram o método de radiografia digital, o que ajuda de forma positiva no meio ambiente, infelizmente nem todas ainda adotam o mesmo método, estando ainda presas ao método antigo, com as películas radiográficas.
Escopo da solução:
A ideia para uma solução levando em conta o descarte das películas radiográficas, é que as clínicas comecem a adotar o método digital para a realização das radiografias, consequentemente contribuindo para diminuição dos resíduos descartados. Outra alternativa também seria a reciclagem do material contribuindo também com o meio ambiente. O objetivo do nosso trabalho foi de avaliar, discutir e trazer para sala de aula, as conclusões sobre o correto descarte das películas de radiográficas e qual é o método de radiografia mais utilizado nas clínicas particulares da cidade atualmente.
Descrição do resultado:
Os resultados que esperamos com essa pesquisa foram as respostas do questionário que foi enviado às clínicas em Santa Teresa, que foram as seguintes: 50% das radiografias são de forma digital, 25% de forma manual e 25% de forma majoritariamente digital. Após as análise dos resultados, concluímos que foi observado que as clínicas particulares de Santa Teresa tendem a acompanhar a evolução da Radiologia. Estão imersas na realidade de radiografias digitais, seja as realizando no próprio consultório ou encaminhando para clínica especializada em radiologia odontológica.
Mesmo com todo contato com a radiologia digital, as clínicas que ainda utilizam os métodos manuais demonstram entender os diferenciais práticos e sustentáveis dos métodos digitais, mas relatam que, em pequenas quantidades, realizar radiografias manuais ainda pode ser uma boa opção, por ser sim um procedimento simples e eficiente em casos onde a radiografia é necessária naquele mesmo momento. As expectativas dos resultados, quanto a preferência de método, foram atingidas, ao ser observado no gráfico que 75% das práticas envolve, de alguma maneira, a radiologia digital, e os outros 25% restringe a radiologia manual a momentos de atendimento clínico, em pequena escala.
A segregação das películas de chumbo, do revelador e fixador também demonstraram as boas práticas das clínicas quanto a sustentabilidade no cenário de processamento manual, sendo as películas recolhidas por empresa de reciclagem.
Quanto aos EPI’s envolvidos no processo, as respostas se limitaram a “avental de chumbo e epi’s”, sem maiores detalhes, como barreiras de pvc, luvas, máscaras, gorros, óculos de proteção, avental de chumbo e protetor de tireoide, dentre outros.
Quanto aos resíduos do método digital, o único mencionado foi a sacola plástica utilizada como barreira na placa de fósforo, método de biossegurança utilizado por essa clínica em questão.
As vantagens do método digital foram notáveis sobre o método manual, as clínicas citaram: menor quantidade de resíduos gerados, praticidade, menor tempo de trabalho, menor tempo de exposição do paciente à radiação, maior nitidez e precisão das imagens, possibilidade de criar um arquivo digital, facilitando o controle de documentações. A única desvantagem mencionada foi um custo inicial elevado para implicar a radiologia digital no consultório. Assim, ficou evidente que os participantes compreendem a importância de segregar os resíduos radiográficos, e como devem agir para que seu ambiente de trabalho seja mais prático e sustentável, além de perceberem como a tecnologia tende a trazer grandes avanços para a melhora da nossa profissão, e sua relação e impacto com a sociedade e o meio ambiente.
Conscientização de profissionais da saúde com foco em auxiliares de saúde bucal quanto ao manejo de resíduos produzidos em seus consultórios.
Integrantes
Amanda Vasconcelos Dos Santos, Jorge Laudevino Júnior, Leandro Modenesi Devens Baptista E Patricia Dalcumune Wyatt.
Os profissionais da saúde devem se atentar cada vez mais com os resíduos produzidos diariamente em seus consultórios, visto que estes podem trazer prejuízos irreparáveis para o meio ambiente e para a população. É necessário que projetos e campanhas de conscientização sejam colocados em prática, visando minimizar riscos tanto com acidentes humanos quanto referente à poluição ambiental.
Pensando nisso, o grupo 3, composto por Amanda, Jorge, Leandro e Patricia, desenvolveu um panfleto informativo objetivando apresentar a forma correta de descarte desses resíduos, seguindo as normas de segurança. O panfleto, por sua vez, conta com as seguintes informações: segregação dos resíduos, identificação, EPI’s para manejo e o armazenamento desses dejetos.
Escopo da solução:
Pensando em conscientizar e facilitar a informação para os profissionais da saúde, com foco em cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, o grupo 3 propôs a esquematização de panfletos sobre um eficaz descarte de resíduos. O panfleto irá abordar tanto sobre o descarte de lixo comum quanto o infectante, sendo entregue no município de Santa Teresa, em clínicas particulares, objetivando reduzir o negligenciamento com os resíduos da cidade. Ademais, de acordo com um estudo feito pela Universidade Federal da Fronteira do Sul, os materiais contaminantes além de contaminarem o solo, águas subterrâneas e superficiais podem ser de grande prejuízo, também, quando se trata da saúde do ser humano, uma vez que os materiais descartados de hospitais e clínicas podem conter microrganismos resistentes de alto nível patogênico. Logo, a entrega dos panfletos objetiva disseminar conhecimento para os profissionais da saúde, não deixando que esses materiais cheguem à destinos indevidos que possam, por consequência, trazer riscos à população e ao meio ambiente.
Descrição do resultado:
Abordamos todo o processo e passo a passo do que viemos trabalhando semanalmente até o presente momento na elaboração de um panfleto informativo e educativo voltado aos profissionais de saúde bucal, ou seja, cirurgiões-dentistas e auxiliares, trazendo informações quanto à sustentabilidade acerca de abranger claramente os cuidados com o manejo dos resíduos de saúde produzidos em seus consultórios odontológicos.
Chegado o dia da entrega dos panfletos, como exposto no último texto, fomos recebidos com muita atenção na maioria dos consultórios, com trocas de informações, conhecimentos e questionamentos relacionados à sustentabilidade odontológica. Logo, após todas as visitações, concluímos que os consultórios odontológicos possuem informações e estão cientes quanto ao manejo dos resíduos, visto que a maioria dos auxiliares relataram suas rotinas de descarte seguindo as normas de segurança com bastante precisão.
Valorização da saúde bucal: cárie e escovação na comunidade infantil.
Integrantes
Ana Paula Delaqua Maia, Andre Milli, Beatriz Possa, Manoella Marinho e Vinicius Millanezi.
No decorrer do projeto, foi abordado em sala de aula a problemática da doença cárie , além de métodos de escovação e limpeza da cavidade bucal, e foi decidido a importância de levar informações a crianças de nossa região. Atitudes e hábitos adquiridos na infância relativos aos dentes são importantes para uma boa saúde oral e de todo o organismo no decorrer da vida. Sendo assim, tornou-se importante incentivar o hábito de higiene bucal para uma boa qualidade de vida.
Escopo da solução:
Alertar e dar noções básicas sobre a doença cárie, e como ela relaciona-se com o bem-estar social e a saúde bucal, desenvolvendo um novo olhar no público alvo sobre a importância da higienização, da prevenção e do tratamento do dente.
Descrição do resultado:
Notou-se que é de extrema importância da alertar sobre higienização bucal e dar noções básicas sobre a doença cárie, onde ambas são um passo importante para manter uma cavidade bucal saudável, garantindo assim o bem estar e à saúde do restante do corpo. Notou-se que é de extrema importância da alertar sobre higienização bucal e dar noções básicas sobre a doença cárie, onde ambas são um passo importante para manter uma cavidade bucal saudável, garantindo assim o bem estar e à saúde do restante do corpo.
O uso dos veículos de comunicação como recurso para a falta de conhecimentos técnicos e sociais referente aos resíduos
Integrantes
Ana Paula Gulart Moraes, Hernandes Bull Zitlow, Izadora Santana Mantovani, Julia Cassia de Sá e Sarah Guerini Cavalcante.
Projeto 1 - O uso do instagram como recurso para a falta de conhecimentos técnicos e sociais referentes aos Resíduos de Serviço de Saúde:
Em conformidade com uma pesquisa de campo realizada através de um diálogo com diversos profissionais de saúde residentes na cidade de Santa Teresa – ES, verificou-se que muitos deles não detinham todo conhecimento necessário para participar de modo efetivo no gerenciamento dos resíduos de saúde, o que colocava em risco o próprio bem-estar.
Projeto 2 - O uso da rádio como recurso para a falta de conhecimentos técnicos e sociais referentes aos Resíduos Sólidos Urbanos:
Em conformidade com uma pesquisa de campo realizada através de um diálogo com diversos cidadãos residentes na cidade de Santa Teresa – ES, constatou-se que muitas pessoas não detém os devidos fundamentos teóricos e práticos relacionados ao manuseio dos resíduos sólidos urbanos.
Escopo da solução:
Projeto 1 - O uso do instagram como recurso para a falta de conhecimentos técnicos e sociais referentes aos Resíduos de Serviço de Saúde:
À vista do problema salientado, foi desenvolvido um projeto que buscou alcançar o máximo indivíduos possíveis para a transmissão das informações necessárias, utilizando como meio uma rede social popular, o instagram. Desta forma, foram desenvolvidos posts educativos em formatos de escrita, abordando todo o processo de gerenciamento, manuseio, cuidado, normas e atualizações sobre os Resíduos de Serviço de Saúde.
Projeto 2 - O uso da rádio como recurso para a falta de conhecimentos técnicos e sociais referentes aos Resíduos Sólidos Urbanos:
À vista do problema salientado, foi desenvolvido um projeto que buscou levar informações úteis e necessárias para o máximo de indivíduos possíveis, utilizando como meio a rádio. Desta forma, no dia 08 de junho de 2022, às 10:00 horas da manhã foi realizada uma entrevista ao vivo na rádio Canaã FM 98.5, localizada no município de Santa Teresa – ES, com o locutor Marcello Lima, buscando esclarecer conceitos importantes, sobre o processo de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, bem como seus impactos sobre a saúde e o ecossistema.
Descrição do resultado:
Este trabalho teve como desígnio alcançar um número considerável de ouvintes por meio da rádio, e de seguidores através do instagram, para que assim, fosse possível disseminar informações em larga escala, contribuindo para o desempenho individual e social com o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos e dos serviços de saúde.
A princípio, por meio de uma análise verificou-se que foi atingido uma grande quantidade de indivíduos, os quais a partir das percepções e conhecimentos adquiridos deverão adotar atitudes corretas e sustentáveis. Desta forma, a preservação da saúde e do meio ambiente passam a ser conquistados gradativamente.
Avaliação E Instrução Da Eficácia Da Escovação Correta Em Pacientes Com Próteses
Integrantes
Bruna Custodio Almeida, Elisa de Souza Barros, Loamy Marques Bessa, Maira Firmes Altoé, Thaysa da Cunha Barbosa, Vitória Aparecida Soares Barbosa.
Após concluir todas as etapas citadas foi possível identificar que alguns idosos e cuidadores tinham dúvidas sobre como realizar a higienização bucal de forma correta.
Escopo da solução:
Possibilitamos que as dúvidas fossem sanadas, respondendo adequadamente todas as suas perguntas e abrindo espaço para um bate papo que ocorreu após a apresentação do projeto.
Descrição do resultado:
Com este trabalho foi possível levar à comunidade uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida do público alvo em questão, tendo em vista que cuidar dos dentes e da boca de uma forma geral é um passo extremamente importante para garantir o bem estar através de práticas de cuidado e prevenção de possíveis doenças bucais.
Cárie na Pré-adolescência
Integrantes
Ana Paula Maia Delaqua, Andre Zuffelato Milli, Beatriz Possa Moreira, Manoella Marinho e Vinicius Peroni Milanezi.
Por estudos realizados em sala de aula e fora dela, foi constatado pelos membros do grupo, que na Pré-adolescência é comum a decorrência da Doença Cárie, devido ao alto consumo de açúcar e carboidrato na dieta de grande parte dos pré-adolescência . Notou-se que a Cárie Dentária é a doença crônica mais comum na infância e afetando a qualidade de vida das crianças acometidas. Portanto, concluiu-se que o maior problema relacionado à cárie na infância é a falta de hábitos de higiene, que nessa idade, esses hábitos deveriam ser advindas dos pais com a criança.
Escopo da solução:
Enfatizar sobre o consumo excessivo de açúcar e carboidratos na pré-adolescência, destacando todo o problema até chegar ao desenvolvimento da Cárie e métodos de escovação.
Descrição do resultado:
Apresentação em slide com o auxílio das próteses dentárias e o vídeo ilustrativo, alertando sobre a higienização bucal e dar noções básicas sobre a doença cárie, onde ambas são um passo importante para manter uma cavidade bucal saudável, garantindo assim o bem estar e à saúde do individuo.
Importância Da Saúde Bucal No Período Gestacional
Integrantes
Nazaré dos Santos Pirchiner, Ana Karolina seidl, Ana Claudia Rocha, Yhasmim Helmer, Isadora Scarpati.
Abordamos as deficiências em relação aos cuidados com higiene bucal e informações acerca dos hormônios na gravidez que influenciam o aparecimento de doença periodontal e no processo de amamentação dos bebês, mostrando a necessidade dos cuidados de higienização bucal desde os primeiros meses vida, para promover hábitos de higiene bucal.
Escopo da solução:
Buscando através de pesquisas a influência da saúde bucal na qualidade de vida de mulheres em período gestacional e os primeiros cuidados de higienização bucal no bebê. Buscando por meio disso evidenciar o cuidado sobre doença periodontal por conta das mudanças hormonais na gravidez, e a limpeza da região da boca do bebê, desenvolvendo um hábito de higienização na criança com o intuito de prevenir o aparecimento da doença cárie de mamadeira.
Descrição do resultado:
Realizamos o trabalho a fim de compartilhar informações que sejam importantes para as gestantes e seus bebês. A partir disso, o projeto visa garantir a saúde bucal e prevenir que futuras crianças, jovens e adultos sejam alvos de doenças periodontais e também outras doenças bucais. O intuito foi propagar informações através de folders para que sejam passadas não só para aquelas que assistiram a apresentação do trabalho, mas também aos seus familiares e amigos mais próximos. Diante do exposto projeto é evidente “que a saúde do bebê começa pela boca da mãe”.
Valorização Da Saúde Bucal
Integrantes
Amanda Covre Passamai, Ana Paula De Oliveira Paseto, Henrique Gabriel Camargo De Paula, Vitória Broetto, Yago Guisso Netto.
Atualmente, tem-se conhecimento do alto índice de cárie presente no país e que a melhor idade para a realização dos tratamentos estéticos e de saúde é na adolescência. Logo, faz-se necessária a conscientização da população para manter a saúde e a qualidade de vida.
Escopo da solução:
A maneira encontrada pelo grupo para
ajudar a combater esse problema, foi realizar esse projeto com os pré-adolescentes da escola EEEFM “Frederico Pretti”, visto que jovens dessa faixa etária costumam ter grande preocupação estética, sendo mais receptivos a novos conhecimentos, além de ser o momento mais propício para a realização de tratamentos. Na escola houve uma apresentação e prática sobre cárie e técnicas de escovação para professores e alunos, por meio de rodas de conversa, mural, slides e distribuição de folders. A turma foi dividida em duas partes e o grupo também se dividiu para que pudesse atender melhor aos alunos. Durante a exibição do trabalho, os folders foram distribuídos aos alunos na intenção deque os mesmos pudessem compartilhar as informações adquiridas com os membros de seus grupos familiares.
Descrição do resultado:
Os alunos conseguiram captar o conhecimento passado, uma vez que a apresentação foi realizada de forma intuitiva e divertida, explicando as técnicas de escovação e a cárie, além de tirar dúvidas dos jovens ali presentes, os quais demonstraram interesse no conteúdo passado. Ao final, foi feita uma brincadeira de perguntas e respostas, a qual também surtiu o efeito positivo esperado pelo grupo, dessa forma conscientizando os pré- adolescentes e duas famílias.
Odontologia na Trilha da Sustentabilidade
Integrantes
Ana Carolina Almeida Nitz, Anna Júlia Cortelete Mendez, Ênida Beatriz Lopes Luz, Ester Mello de Azevedo e Hemili Medeiros Kretle.
De forma prática, para apontar um problema a ser trabalhado, o grupo optou por realizar uma entrevista, por meio de um questionário nas Unidades de Saúde Policlínica e Rede Cuidar (Santa Teresa - ES). Por meio deste, foi possível notar alguns impasses, como o uso incorreto dos EPIs, por parte dos funcionários, durante o manuseio dos resíduos de saúde, bem como o uso exagerado de copos descartáveis, por parte do público frequentador do local.
Escopo da solução:
Dados os problemas a serem trabalhados, diante da realidade observada, chegou-se à conclusão de que o método de intervenção mais eficiente corresponde a um lembrete diário, o qual atua como uma via de educação permanente, auxiliando os profissionais e frequentadores locais a não esquecerem de suas responsabilidades acerca do uso dos EPI's e da redução da produção de resíduos desnecessários. Assim, foram produzidos dois cartazes informativos, que posteriormente foram fixados nas Unidades de Saúde em questão.
Descrição do resultado:
Após algum tempo, foi solicitado aos profissionais das unidades os possíveis resultados do projeto. Dessa forma, na Rede Cuidar, infelizmente o cartaz informativo não obteve grande efetividade, visto que ainda há desperdício de copos descartáveis. No entanto, acredita-se que um fato relacionado a tal efeito consiste no posicionamento do cartaz, uma vez que não foi possível fixá-lo próximo ao bebedouro, mas apenas em um mural, que por sua vez, não tem grande visibilidade, além de ser posicionado posterior às cadeiras de espera.
Na Policlínica, porém, foi relatado que o uso de máscaras tem aumentado. Contudo, em relação aos outros EPI's, infelizmente não houve um retorno ao grupo, visto que os funcionários da limpeza realizam seu trabalho, incluindo o manuseio dos resíduos, após a saída dos outros profissionais, não havendo grande contato entre estes, para que pudesse ser relatada possíveis mudanças. Assim, de forma geral, é possível afirmar que o projeto obteve uma efetividade mediana.
Educação e reeducação do manejo dos resíduos de saúde
Integrantes
Davi Antônio Possmoser Neves, Diogo Nunes Lopes, Karina Marquardt, Marcos R Cardoso Said, Priscylla Corrêa Dos S.Leite.
Temos como objetivo no Projeto Integrador III: “Na trilha da sustentabilidade” oferecer suporte aos funcionários da APAE de Santa Maria de Jetibá, dando enfoque aos Resíduos Sólidos de Saúde, a forma correta de descarte, onde ele deve ser guardado, para onde ele deve ser levado, quem deve recolher esse lixo, como recolher e também as consequências do manuseio incorreto e os ricos que isso pode trazer para todos que ali frequentam. Dessa forma, vamos elaborar materiais informativos, cartazes para colar na clínica da APAE, e uma roda de conversa para explicar pra eles tudo que aprendemos sobre esse assunto, a fim de sanar as dúvidas ali presentes, lembra lós desse assunto muito importante, que as vezes acaba passando despercebido no dia dia e incentiva-los a fazer o correto.
Escopo da solução:
Vamos elaborar materiais informativos, cartazes para colar na clínica da APAE, e uma roda de conversa para explicar pra eles tudo que aprendemos sobre esse assunto, a fim de sanar as dúvidas ali presentes, lembra lós desse assunto muito importante, que as vezes acaba passando despercebido no dia dia e incentiva-los a fazer o correto. Divulgar informações para público específico através de folders, cartazes palestras de forma distraídas em forma de círculos informativos e ligados ao modelo de aprendizagem no qual estimula-se o conhecimento por conversas distraídas e momentos afetivos.
Descrição do resultado:
Considerando que Resíduos Sólidos de Saúde são potencialmente infectantes, a manipulação sem equipamentos de segurança pode ser prejudicial à saúde. Levando tal informação com ponto de início da realização do nosso projeto produzimos materiais informativos que serão utilizados para reforçar e instruir que esses erros não persistam, e ocorra a elaboração de um documento instrutivo e sugestivo para prefeitura local, a qual decidirá o caminho dos problemas a serem resolvidos dessa forma melhorando o meio tanto para pacientes como trabalhadores envolvidos com esses materiais tão perigosos. Nosso projeto, apesar de um feedback positivo dos funcionários do local, ainda não obteve resultados significativos pois ele se desenvolverá num maior período de tempo após a implementação do mesmo, tendo em vista que foi recente.
Sustentabilidade nos consultórios odontológicos.
Integrantes
Alonso Victor Gerigk, Amanda Perini, Isabella Kempim, Lívia Pinaffo e Tamara Silva.
Conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade na odontologia.
Escopo da solução:
Esse projeto integrador vem sendo desenvolvido desde o último período onde pudemos perceber a importância do cumprimento das etapas do Plano de gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde - PGRSS. Trazendo para a nossa realidade como estudantes do curso de odontologia tivemos a ideia de fazer um questionário para ser disponibilizados aos profissionais de consultórios da região, para avaliarmos o quanto os profissionais estão tornando os seus consultórios mais sustentáveis. Nossa intenção com este questionário é entender como clinicas dos mesmos proprietários funcionam, se há diferenças nas operações entre elas, se sim, como que cada município e os funcionários interferem nas operações dos consultórios.
Descrição do resultado:
O resultado foi satisfatório, já que o questionário foi respondido de forma correta.
Odontologia em ação 1, projeto integrador de extensão 1.
Integrantes
Beatriz Gonçalves Fardin, Kayan Cristhian Butzke, Milena Sian Dalfior, Paola Pessali Goltara Cassilhas, Pedro Luca Correa Cabral, Rebeca Figueiredo Nascimento H. da Cruz.
Sendo constatado que na sociedade em que vivemos, nem todos têm acesso a informações adequadas para uma boa higiene bucal, torna-se necessário a realização de projetos que integrem os conhecimentos aprendidos em sala de aula com as necessidades da comunidade em que vivemos. Dessa forma, nosso grupo viu a importância de realizar o trabalho com um público que muitas vezes é deixado de lado, principalmente devido ao preconceito que ainda existe quando se trata de transtornos psiquiátricos e clínicas de reabilitação. Ademais, a localização mais reclusa dessas clínicas e a dificuldade da abordagem de pacientes que se encontram em crise e muitas vezes dopados, torna esses trabalhos ainda mais difíceis e por isso, eles quase não acontecem. Destarte, sabendo da existência de uma clínica de reabilitação a poucos minutos do centro de Santa Teresa e sua carência de trabalhos com a saúde oral, nosso grupo decidiu abordar a falta de conhecimento sobre a importância da higiene bucal em pacientes com transtornos psiquiátricos na clínica terapêutica Santa Lúcia.
A falta de conhecimento sobre a importância da higiene bucal em pacientes com transtornos psiquiátricos, devido a sua aparente irrelevância quando comparado à crise em que eles se encontram.
Escopo da solução:
Melhorar a atenção para a saúde oral de pacientes em meio a crises de transtornos psiquiátricos e promover o entendimento de como medidas simples podem aumentar sua qualidade de vida durante momentos difíceis.
Descrição do resultado:
A apresentação do projeto na clínica terapêutica Santa Lúcia foi uma experiência que superou as nossas expectativas, tendo êxito na interação com os pacientes. Todas as perguntas e dúvidas dos mesmos foram esclarecidas por meio de um diálogo extremamente produtivo, que teve como base os conhecimentos adquiridos em sala de aula e o conteúdo estudado ao decorrer do projeto.
Após o bate papo, realizamos a prática de escovação, da qual nem todos quiseram participar, pois deixamos em aberto. Entretanto, aqueles que se disponibilizaram a aprender mais ficaram muito satisfeitos e gratos.
Tornou-se notório a importância de orientar a comunidade local de acordo com o que foi estudado em sala de aula, sendo constatado que na sociedade em que vivemos, nem todos têm o conhecimento adequado para uma boa higienização bucal, sendo necessário a realização de projetos como esse, mesmo que em uma proporção menor, já que o seu impacto social tem naturalmente um efeito positivo.
Prática De Escovação Em Pessoas Portadoras De Necessidades Especiais
Integrantes
Amanda Ferrari Zamprogno, Hernandes Bull Zitlow, Isadora Tonoli, Roberta Zucoloto Sotele, Thais Sian.
Através de um diálogo realizado pelos integrantes do grupo 7, foi constatado que pessoas portadoras de necessidades especiais demandam uma atenção maior de supervisão na prática de higienização bucal, por muitas vezes terem dificuldades na execução da mesma quando desacompanhados e até pelo fato da falta de acompanhamento de um profissional da saúde designando uma técnica correta de escovação.
Com esse intuito, escolhemos a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Leopoldina- ES, para realizarmos um projeto da importância de uma boa higienização bucal, sendo repassado como principal informação, a melhor técnica de escovação e limpeza da cavidade oral.
Escopo da solução:
Nessa proposta, desenvolvemos um teatro educativo em formato lúdico com maquetes e representações ilustrativas, assim como um folder com técnica de escovação e uma página no instagram para a propagação de informações contendo todo o processo de elaboração do Projeto Integrador I.
Determinamos como público alvo pessoas portadoras de necessidades especiais e seus cuidadores que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Leopoldina- ES.
Assim, nosso objetivo será transmitir informações úteis a fim de conscientizar e motivar os indivíduos sobre a importância da saúde bucal, bem como, realizar o correto método de higienização oral.
Para isso se tornar concreto, foi necessário uma série de reuniões baseadas em um cronograma com intuito de concretizar a ideia central.
Descrição do resultado:
Realizamos a visita na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa
Leopoldina- ES no dia 06 de junho de 2022, e lá expomos todo nosso desenvolvimento criado. Apresentamos o teatro educativo com ilustrações e maquetes, bem como foram distribuídas escovas dentais para todos os alunos e funcionários. Foi possível ainda apontar o número de alunos que já haviam tido contato com um profissional anterior sobre higiene bucal por meio de enquetes. Nesta enquete elaboramos as seguintes perguntas com seus respectivos resultados, em que vale destacar que haviam apenas 50 alunos presentes:
Quem já foi ao dentista? 27 pessoas já haviam tido esse primeiro contato;
Quem escova os dentes todos os dias? 27 pessoas decorriam deste ato;
Quem passa fio dental? 20 pessoas apenas fazem o devido uso;
Quem já sabiam escovar os dentes antes da demonstração? 28 pessoas responderam que sim;
Quem já teve dor de dente? 15 pessoas responderam que sim.
Com isso, obtivemos como resultado a percepção da falta de orientação por um profissional de saúde para os alunos que frequentam a APAE, em que a maioria das respostas muitos sequer haviam tido esse primeiro contato a uma educação sobre higiene bucal.
Manejo dos resíduos de saúde: uma comparação Clìnica ESFA X Consultórios Particulares.
Integrantes
CÍNTIA CAPRINI, CRYSLEI ALMEIDA, GISELLY REIS, MATEUS FONTANA E PAULO NETO.
O gerenciamento correto dos resíduos de serviços de saúde é uma condição fundamental para a manutenção da saúde pública e também para a segurança do meio ambiente. Quando esses resíduos são descartados de forma incorreta, podem causar prejuízos à vida das pessoas e à natureza.
Escopo da solução:
O projeto tem como objetivo realizar uma comparação entre o manejo dos resíduos de saúde da clínica odontológica da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA) e determinado consultório odontológico de escolha, para assim, analisar os pontos corretos e incorretos sobre o manejo desses resíduos, a fim de no final, elaborar um conteúdo em formato de folder com orientações que auxiliem no correto manuseio do lixo produzido.
Descrição do resultado:
Após a realização do presente trabalho, concluímos que é de grande importância conhecer as técnicas de acondicionamento de resíduos, também como o manejo destes, para que assim, tendo a devida informação, tanto os integrantes da clínica odontológica, quanto prestadores de serviço da empresa coletora de resíduos possam realizar suas atividades com maior segurança, evitando assim possíveis danos à saúde e ao meio ambiente.