Cartografia: Metodologia De Pesquisa Aplicada Em Um Posto De Combustível Na Cidade De Santa Teresa-Es Por Graduandos Em Psicologia

Integrantes
Elza Beatriz Coffler Bolsoni, Lilian Couto Cosme, Lucas Mello Nunes, Maria Izadora Fernandes e Rogéria Guaitolini.

Problema/proposta
Com a técnica da cartografia realizada no campo de pesquisa, foram levantados dados sobre o espaço de trabalho dos colaboradores do posto de gasolina e suas relações de trabalho. Nesta perspectiva, buscamos entender a diferença entre o trabalho prescrito e real da organização, sendo que a presença de uma grande lacuna entre os dois gera sofrimento para o trabalhador.

Escopo da solução
Através da observação foi possível perceber que há gerenciamento do processo de trabalho pelos colaboradores e também autonomia em relação a execução das tarefas, desde que elas sejam realizadas, ou seja, eles desenvolveram as próprias técnicas para lidarem com o trabalho além de gerirem a divisão das tarefas. Corroborando uma solução com a ideia anterior, o grupo se valeu de técnicas para produzir reflexão junto aos colaboradores sobre seu processo de trabalho. Dessa maneira, foram realizadas perguntas sobre atividades que são realizadas de forma automática: como abastecem de forma segura sem serem atropelados? Se há produto na loja de conveniência que é mais vendido? Se há clientes inconvenientes e quais estratégias utilizam? E sobre a percepção dos perigos a que estão expostos.

Descrição do resultado
Com a aplicação da intervenção, espera-se que os colaboradores se tornem conscientes do trabalho que realizam e se percebam em seu espaço de trabalho, afim de que a atividade desenvolvida faça sentido ou lhe traga prazer promovendo melhor qualidade de vida e diminuindo o sofrimento psíquico. Para finalizar a intervenção, uma devolutiva será proposta aos gestores reforçando a importância da segurança de seus colaboradores, e sobre as atividades realizadas na pesquisa.

Uma cartografia sob a ótica do trabalhador nas relações de trabalho

Integrantes
Adimária Maria do Nascimento Colombo, Maria Clara Miranda Abreu, Érica de Oliveira Fiorotti, Robinson Carlos Torres Ferreira, Sandriana Ratzke Piontkowsky.

Problema/proposta
O Projeto “Uma cartografia sob a ótica do trabalhador nas relações pessoais do trabalho", tem por finalidade apresentar uma análise e reflexão sobre os processos de trabalho no âmbito da Psicologia do Trabalho. Para Karl Marx, a principal atividade humana é o trabalho, sendo o processo que incide sobre uma realidade para transformá-la e consequentemente sofrer transformações. Pode-se afirmar que o ser humano se constitui nesse processo.

Escopo da solução
A atuação prática ocorreu em uma farmácia do Município de Santa Maria de Jetibá, em que foi utilizado o método da Cartografia, relacionado a teorias sociológicas, como principal método de observação, análise e reflexões das relações e processos de trabalho.

Descrição do resultado
Deste modo, foi possível produzir um diagnóstico sobre os fenômenos observados, relacionadas a melhoria da comunicação entre os colaboradores e a liderança, e também mudanças na ambiência da empresa. A partir das observações, foram elaboradas propostas de intervenção para o melhoramento dos processos de trabalho na empresa.

Análise dos processos de trabalho em empresa de produção manual no município de Santa Teresa

Integrantes
Gabriela Marquardt Tarantino, Paulo Henrique Costa Moronare, Ryan Correia Blanke, Vitória Peroni Fontana.

Problema/proposta
Após observações e vivências realizadas na empresa utilizando o método de pesquisa cartográfica, percebeu-se a necessidade da implementação de métodos para a prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), que são agravos que afetam, em geral, os membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, braços, ombro) relacionados às exigências das tarefas, ambientes físicos e organização do trabalho.

Escopo da solução
Foi possível constatar que a maioria dos processos de trabalho da empresa se resumirem a trabalho manual e físico dos colaboradores juntamente com a repetição de movimentos. Esse cenário gera uma sobrecarga para o corpo dos trabalhadores que pode ser um fator de alto risco para o ocorrência de lesões, além de poder gerar uma série de alterações que atingem os músculos, vasos, tendões, ligamentos, nervos e articulações, tendo como possíveis consequências dor, diminuição da força, fadiga no local afetado, tensão, contratura muscular e alteração da motricidade.

Descrição do resultado
Com base no que foi observado sobre o modo de produção utilizado pela empresa, onde cada funcionário desempenha uma única função, foram desenvolvidas algumas perguntas com a finalidade de identificar possíveis risco de DORT. Após aplicar o questionário e verificar as respostas, observou-se ser necessária uma intervenção voltada para a prevenção do problema, assim desenvolveríamos um treinamento de capacitação de prevenção da doença, onde levaríamos ideias do que fazer para evitar tais problemas, como por exemplo o rodízio entre os funcionários afim de evitar os movimentos repetitivos e também a alienação do trabalho.

Estratégias de Prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/AIDS entre os Acadêmicos da Esfa.

Integrantes
Flávia Siqueira Hermógenes, Vanessa Gazzolli de Souza, Jane Renia Silva, Liliane Souza Pereira, Rafaela do Nascimento Fornaciari, Yasmin Marques Loureiro Vicente.

Problema/proposta
As IST estão em alta no Brasil e a sífilis é o caso mais alarmante com aumento da taxa de 59.1 casos/100 mil habitantes em 2017 para 75.8 casos/100 mil habitantes em 2018. Dados do Ministério da Saúde mostram também que a população de adultos jovens em idade reprodutiva é a mais suscetível a contrair enfermidades transmitidas através de relações sexuais. Dessa forma, estratégias de Educação em Saúde se fazem indispensáveis para tomada de consciência do público jovem, e nesse contexto, dando maior ênfase aos Universitários da ESFA.

Escopo da solução
A proposta de Intervenção se baseia na aplicação da metodologia de roda de conversa, escolhida para o trabalho com grupos, propôs o compartilhamento e discussão de formas de pensar, sentir e agir, uma vez que os problemas de saúde têm relação com valores, emoções e práticas cotidianas. É um método essencialmente dialógico e participativo que defende o princípio da emancipação e pontua a necessidade de rompimento com atitudes modeladoras de comportamentos entre os profissionais de saúde, substituindo-as por atitudes emancipadoras.

Descrição do resultado
Das discussões desenvolvidas com os participantes da roda destacam-se o grande desconhecimento quanto à algumas IST; tabus e preconceitos vinculados à sexualidade e diversidade de orientação sexual; desigualdade na relação de gênero, com grande impacto na vivência da sexualidade das mulheres; os ideais de amor romântico como garantia de relação monogâmica e suposta proteção contra as IST/aids. A ação de Educação em Saúde sobre IST foi fundamental, pois direcionou o olhar para necessidades específicas dos acadêmicos, por meio de uma escuta ativa e compreensão dos fatores biopsicossociais dos presentes, tendo as metodologias ativas como ferramentas e medidas estratégicas eficazes no fomento de conhecimento, diminuição do comportamento de risco e quebra de tabu. Além de promover autoconsciência e corresponsabilidade dos estudantes no que tange à prevenção à IST/AIDS.

Estratégia de Evolução em Saúde envolvendo um mapa dos serviços

Integrantes
Joathan Zanoni, João Paulo Angeli, Silene Belz, Luan Casotto, Verislane Santos, Silvanna Borges e Julio Cesar Ferrari.

Problema/proposta
O grupo referente ao tema trabalhado “Estratégia de Evolução em Saúde envolvendo um mapa dos serviços” identificou a necessidade do presente projeto como forma de conscientização da população sobre seus direitos diante do Sistema Único de Saúde (SUS).

Escopo da solução
A ideia surgiu no coletivo através de experiências passadas por nós estudantes e também outras pessoas, que em certas ocasiões sofreram com a falta de informação sobre localização das Unidades Básicas de Saúde, hospital, redes de saúde, juntamente de seus respectivos contatos e os serviços prestados.

Descrição do resultado
Como resultado de análise, a confecção de um mapa do município de Santa Teresa-ES contendo a localização das Unidades de Saúde e outros serviços SUS, as formas de contato juntamente com a informação de quais serviços são prestados pelo posto se tornou um meio de conscientização e fortalecimento na garantia de direitos, gerando resultados benéficos para a população e sua dinâmica em relação aos serviços prestados pelo Sistema no município.

Educação em Saúde sobre Programas e Ações de Promoção a Alimentação Saudável e Atividades Físicas

Integrantes
Alice Vargas Corrêa da Silva, Bianca de Oliveira Freitas, Caio Fábio de Souza, Caio Souza Salviato, Fábia dos Santos Degasperi, Ketelyn Hoffmam, Luiz Eduardo Rosa Oliveira, Paloma Bromenschenkel de Freitas.

Problema/proposta
Este trabalho teve o obejtivo de realizar práticas educativas de conscientização sobre a importância da nutrição e da existência de Programas Públicos de Saúde que promovem espaços para a prática de atividades físicas no Município de Santa Teresa e comunidades vizinhas.

Escopo da solução
Para esse projeto usaremos o método da pesquisa-ação, em que a coleta de dados será feita a partir do levantamento bibliográfico - em livros, artigos científicos e em documentos e sites oficiais do governo - e também por meio da pesquisa de campo qualitativa, na qual serão entrevistados um nutricionista especializado em nutrição esportiva e uma professora de educação física da rede pública. Dessa forma, iremos adquirir conhecimentos acerca da importância da alimentação saudável e atividades físicas para a população em geral com foco na promoção da saúde. Após a conclusão da coleta de dados, foi realizada uma análise do material que serviu como base para a construção de um vídeo informativo, em que abordaremos a importância da Promoção a Saúde por meio da Alimentação Saudável e Exercícios Físicos, além de incentivar a participação social no SUS.

Descrição do resultado
Podemos afirmar que os crescentes casos de obesidade e outras doenças são preocupantes e atingiram um quadro epidêmico, e que para resolver esse problema é fundamental a intervenção do Estado. Porém, também é preciso de mobilização social, ou seja, que a população reivindique seus direitos e cumpra o seu dever na gestão participativa no SUS, ajudando na tomada de decisões nas reuniões dos Conselhos e Conferências de Saúde. A divulgação do vídeo pelos participantes do grupo em redes sociais e na III Mostra de Projetos Integradores visa atingir esse objetivo.

Quebrando o tabu e conscientizando a população em relação a IST/AIDS.

Integrantes
Alda Vitória Figueira Marques, Anna Julia Casagrande dos Reis, Eliza Rodrigues Delfim, Ester Rodrigues de Oliveira, Isadora Becali de Castro, Joice Yasmin Nicoletti.

Problema/proposta
As infecções sexualmente transmissíveis (IST), anteriormente designadas doenças venéreas, são infecções que se transmitem por contato sexual. São causadas por diversos agentes infecciosos e ocasionam grande multiplicidade de sintomas e manifestações clínicas, embora, na maioria dos casos, possam evoluir com poucos ou nenhum sintoma.
As IST constituem atualmente um problema de saúde pública a nível mundial, com um peso socioeconômico crescente, não só pelo elevado número de pessoas infectadas e pelo aumento da incidência em muitos países, mas sobretudo pelas suas consequências a nível da saúde sexual, reprodutiva e materno-fetal e, ainda, pela sua capacidade de facilitar a transmissão e aquisição da infecção HIV. As IST ocorrem com alta frequência na população e tem múltiplas apresentações clínicas. O diagnóstico das IST é feito principalmente por meio de anamnese, da identificação das diferentes vulnerabilidades e do exame físico da pessoa. O profissional de saúde realizará o exame físico e quando indicado, a coleta de material biológico para a realização de testes laboratoriais ou rápidos. É importante ressaltar que, mesmo na ausência de sinais e sintomas, as IST podem estar presentes e serem, inclusive, transmitidas.

Escopo da solução
O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C. Importante ressaltar que existem vários métodos contraceptivos para evitar a gravidez; no entanto, o único método com eficácia para prevenção de IST é a camisinha. A prevenção combinada (com outros métodos contraceptivos) abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as PVHIV, redução de danos, entre outros.
Vale lembrar que a camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde. Pensando nisto, criamos um panfleto para conscientizar a população sobre o que é IST e AIDS e como se prevenir.

Descrição do resultado
De acordo com os dados obtidos pela prefeitura municipal de Santa Teresa, identificamos qual público mais atingido e quais doenças mais ocorrem na região. Com estas análises, fizemos panfletagens na cidade com materiais de simples interpretação, os quais, informamos sobre as IST/ AIDS, e principalmente às formas de prevenção para não contrai-las.

Educação, Saúde e Acesso ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Integrantes
Bruna Galimberti Nogueira, Bruno Jastrow Ferreira Filho, Ellen Brandt, Helena Coffler Galimberti, Julio Cesar Kuster.

Problema/proposta
Dentro do modelo de saúde regente no Brasil, contemporaneamente o SUS apresenta diversos serviços sendo um deles o Centro de Atenção Psicossocial o CAPS. Percebemos indícios de que este serviço é pouco conhecido pela população.

Escopo da solução
Foi realizada uma visita a um CAPS da região com entrevista há duas profissionais do serviço. Estas informações serviram como base para a produção de um vídeo informativo sobre o serviço. A ideia pensada pelo grupo foi apresentar os serviços do CAPS na III Mostra de Projeto Integradores de Extensão, visando fazer uma conexão entre os serviços que a instituição São Francisco de Assis presta em conjunto com a academia e a comunidade, criando assim um paralelo com a educação em saúde e como o CAPS se mostra cada vez mais essencial.

Descrição do resultado
Os resultados foram absorvidos mediante a pesquisa do grupo, onde encontramos um meio de facilitar a propagação do CAPS com a confecção de um vídeo voltado para a circulação deste.

Dinâmica Grupal com os Protetores de Animais Domésticos em Situações de rua e abandono

Integrantes
Fernanda dos Santos Barros; Larissa D’Ávila Gomes; Libina Luiza de Carvalho; Matheus da Silva Rigamonte; Mileide Zortea Coradini e Vinicios Silva.

Problema/proposta
O presente trabalho objetivou fazer análises e intervenções no modo de funcionamento de um grupo de protetores de animais em situação de rua e abandono, na Região Centro Serrana do Es. A partir das análises feitas com os componentes do instituto foi observado comportamentos desarticulados entre as funções e compromissos advindas das necessidades demandadas com os animais. Diante disso foi analisado como hipótese de ser uma condição para o surgimento da liderança de acordo com Bion, visto que o instituto não elegeu o líder democraticamente, pelos fatores visualizados sobre os eventos, que até o momento articulado com os presentes pesquisadores do projeto integrador III não se concretizaram. Entretanto, também foi observado uma dimensão atávica do grupo, que, segundo Bion pelas questões em comum que o grupo apresentou em relação com os cuidados dos animais.

Escopo da solução
Diante da apresentação do problema, o grupo se organizou para a ida em- uma feira de adoção, juntamente com os associados do instituto. Nesta ocasião, apresentaríamos em forma de informações, que foram buscadas em sites acadêmicos, como artigos e outros periódicos – a importância da relação que o animal doméstico proporciona ao ser humano e vice versa. Como também, organizar uma roda de conversa, contribuindo para que os participantes se sentissem a vontade de dialogar sobre suas percepções positivas e as possíveis críticas sobre a relação grupal que estavam construindo ao longo do tempo, e realizar uma análise em coletivo sobre as possíveis melhorias para as relações grupais.

Descrição do resultado
Sobre o escopo da solução, o grupo não obteve resultado acerca da participação na feira de adoção, já que esta foi remarcada por diversas vezes pelos integrantes do grupo. A partir das pesquisas realizadas, foram encontradas várias informações sobre os benecífios da relação humana com animais domésticos. Essas informações foram sistematizadas e encaminhadas ao grupo como forma de potencializar e qualificar o seu trabalho. Essas informações também serão disponibilizadas para o público da III Mostra de Projetos Integradores. Para intervir com os participantes do grupo, foi disponibilizado o material e proporcionada disposição para ajudarmos nas atividades que eles realizarem, como também na divulgação do grupo na III Mostra de Projetos Integradores como forma de demonstrar a verdadeira importância da adoção e a disponibilização de informações úteis sobre análise grupal e como cada indivíduo cria sua subjetividade grupal e se comporta sobre as tarefas de acordo com o autor Bion.

O grupo Operativo na Promoção de Saúde Mental em Grupo de Artesanato no município de Santa Teresa-ES.

Integrantes
Jaíne Fardin, Jussara Pagung, Larissa Comper Scottá, Mayra Taufner Medani e Paola Tótola.

Problema/proposta
Realizamos um estudo do processo grupal da Associação dos Produtores de Artesanato de Agroindústria da cidade de Santa Teresa (APROAAST), localizado no município de Santa Teresa/ES. Nesse processo, foi produzido diário de campo durante as visitas ao local e entrevista com os integrantes do grupo. A partir dos estudos realizados em sala de aula escolhemos o tema: grupo operativo de Pichon-Rivierè para aplicar a nossa intervenção. Na entrevista conseguimos identificar pela fala das entrevistadas, que o trabalho é realizado em grupo e que existe um objetivo em comum que une o grupo.

Escopo da solução
A maior parte dos dados coletados não poderá ser divulgado por questão de sigilo e ética em pesquisa. A principal intervenção proposta pelo grupo foi a de divulgar as atividades e produtos da associação, uma vez que essas atividades que o grupo desenvolve os mantém unidos. A divulgação do grupo também tem o potencial de aumentar a arrecadação do grupo que também tem a função de geração de renda para seus integrantes.

Descrição do resultado
Através das leituras dos materiais bibliográficos e pesquisas realizadas pelo grupo, foi possível compreender como a APROAAST tem grande importância no município como um todo, onde as atividades realizadas na empresa são de defesa dos direitos sociais. Na concepção de Pichon-Rivière, o grupo apresenta-se como instrumento de transformação da realidade, e seus integrantes passam a estabelecer relações grupais que vão se constituindo, na medida em que começam a partilhar objetivos comuns, a ter uma participação criativa e crítica e a poder perceber como interagem e se vinculam. A proposta apresentada por Pichon-Riviére para a técnica de grupos operativos fundamenta-se na proposta de aprender a aprender, ou seja, aprender a pensar integrando estruturas afetivas, conceituais e de ação, isto é, o sentir, o pensar e o fazer no processo cognitivo. O grupo que tivemos o privilégio de estudar é voltado diretamente para a produção do artesanato local, garantindo assim renda familiar, além de autonomia e independência dos artesãos, garantindo e preservando a cultura do município. Por meio da observação vemos uma gestão participativa e democrática do grupo, que apesar da diversidade de pessoas e das faixas etárias.

Dinâmica de Grupo do Movimento LGBT da Região Serrana

Integrantes
Ana Klara Gramelick Perdigão Peneda, Derlânya Barbosa da Silva, Henrique Valger Coli, Julio Cezar Pereira dos Santos Nogueira e Raynara Reinholz.

Problema/proposta
Foram realizadas entrevistas e visitas aos integrantes do grupo, em que foram identificadas dificuldade de articulação do grupo na realização de suas atividades. No diagnóstico realizado, percebemos que esse grupo sofre bastante preconceito e discriminação por parte da sociedade.

Escopo da solução
Como proposta de intervenção, foi realizado convite para a população em geral e para os integrantes do grupo para a Roda de Conversa intitulada "Interlocuções entre gênero e enfrentamento à violência contra a população LGBTI+" promovida pelo curso de Psicologia da ESFA. O incentivo à participação do grupo na atividade, objetivou fortalecer e acolher seus integrantes.

Descrição do resultado
Os integrantes do grupo compareceram à Roda de Conversa e deram um retorno positivo em relação a sua participação. Importante frisar que ainda existem muitos desafios em relação à superação do preconceito e discriminação sofrida por este público. Tais questões também serão apresentadas e exploradas na apresentação na III Mostra de Projetos Integradores.

Estudo sobre Dinâmica de Grupo à luz de Bion com o Circolo Trentino

Integrantes
 

Problema/proposta
O presente trabalho objetivou fazer análises e intervenções no modo de funcionamento de um grupo de protetores de animais em situação de rua e abandono, na Região Centro Serrana do Es. A partir das análises feitas com os componentes do instituto foi observado comportamentos desarticulados entre as funções e compromissos advindas das necessidades demandadas com os animais. Diante disso foi analisado como hipótese de ser uma condição para o surgimento da liderança de acordo com Bion, visto que o instituto não elegeu o líder democraticamente, pelos fatores visualizados sobre os eventos, que até o momento articulado com os presentes pesquisadores do projeto integrador III não se concretizaram. Entretanto, também foi observado uma dimensão atávica do grupo, que, segundo Bion pelas questões em comum que o grupo apresentou em relação com os cuidados dos animais.

Escopo da solução
Diante da apresentação do problema, o grupo se organizou para a ida em- uma feira de adoção, juntamente com os associados do instituto. Nesta ocasião, apresentaríamos em forma de informações, que foram buscadas em sites acadêmicos, como artigos e outros periódicos – a importância da relação que o animal doméstico proporciona ao ser humano e vice versa. Como também, organizar uma roda de conversa, contribuindo para que os participantes se sentissem a vontade de dialogar sobre suas percepções positivas e as possíveis críticas sobre a relação grupal que estavam construindo ao longo do tempo, e realizar uma análise em coletivo sobre as possíveis melhorias para as relações grupais.

Descrição do resultado
Sobre o escopo da solução, o grupo não obteve resultado acerca da participação na feira de adoção, já que esta foi remarcada por diversas vezes pelos integrantes do grupo. A partir das pesquisas realizadas, foram encontradas várias informações sobre os benecífios da relação humana com animais domésticos. Essas informações foram sistematizadas e encaminhadas ao grupo como forma de potencializar e qualificar o seu trabalho. Essas informações também serão disponibilizadas para o público da III Mostra de Projetos Integradores. Para intervir com os participantes do grupo, foi disponibilizado o material e proporcionada disposição para ajudarmos nas atividades que eles realizarem, como também na divulgação do grupo na III Mostra de Projetos Integradores como forma de demonstrar a verdadeira importância da adoção e a disponibilização de informações úteis sobre análise grupal e como cada indivíduo cria sua subjetividade grupal e se comporta sobre as tarefas de acordo com o autor Bion.