O Núcleo de Práticas Administrativas e Contábeis (NUPAC) da Faculdade ESFA, que tem como conceito de aprendizagem unir teoria e prática, por meio do NUPAC tem atuação entre o acadêmico e a comunidade.

Consolidado como um ponto de referência para a formação dos alunos dos cursos de Bacharelado em Administração, o NUPAC visa enriquecer o conhecimento dos estudantes, ao mesmo tempo, em que contribui para o desenvolvimento local e regional.

De acordo com o coordenador do curso de administração EAD da EFA, Aramis Monteiro Ponath, o NUPAC vai proporcionar aos acadêmicos oportunidades valiosas de aplicação prática de seus conhecimentos.

Será um complementando da formação acadêmica dos estudantes por meio de atividades que transcendem os limites da sala de aula. Sob a supervisão de professores qualificados e engajados, os estudantes têm a oportunidade de se envolver em projetos reais, consultorias, resolução de estudos de caso e outras iniciativas que fortalecem suas habilidades profissionais e os preparam para os desafios do mercado de trabalho”, exemplificou.

A estrutura administrativa do NUPAC, composta por um Professor Coordenador, Auxiliar Administrativo e Professores de Orientações específicas, garante a organização e o eficiente funcionamento das atividades. Além disso, o núcleo atua em parceria com entidades públicas, empresariais, comunitárias e associações, ampliando assim as oportunidades de engajamento dos acadêmicos em projetos relevantes para a sociedade.

O diretor acadêmico da ESFA, Claudio Cari, destaca que as atividades do NUPAC abrangem uma ampla gama de iniciativas, desde consultorias a empresas locais até oficinas e eventos acadêmicos.

Os alunos têm a oportunidade não apenas de aplicar seus conhecimentos teóricos, na prática, mas também de desenvolver habilidades essenciais para sua vida profissional, como trabalho em equipe, redação de relatórios técnicos e análise crítica de projetos”, pontuou.

O NUPAC também desempenha um papel crucial na complementação do estágio curricular obrigatório dos alunos, permitindo-lhes ampliar suas horas de experiência prática de acordo com as exigências de seus cursos.

Com um foco contínuo na melhoria e no aprimoramento de suas atividades, o NUPAC está aberto a sugestões e adaptações que possam fortalecer ainda mais sua missão de promover a integração acadêmica e comunitária para o desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, o Núcleo de Práticas Administrativas e Contábeis reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, a inovação e o serviço à comunidade, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e engajados em construir um futuro promissor para todos.

 

SERVIÇO

 

Funcionamento: O NUPAC funciona por meio de agendamento realizado pelo LINK, segunda a sexta-feira de 08:00 às 18:00.

Como: Os integrantes do NUPAC entrarão em contato para realização da consultoria.

 

Quais atividades são desenvolvidas pelo NUPAC ESFA

 

I. Consultoria: Será prestada consultoria às empresas circunvizinhas aos polos de forma on-line, esta consultoria será feita pelos próprios alunos com orientação de professores-orientadores, desta maneira o aluno colocará em prática o que aprendeu em sala de aula.

II. Resolução de Estudos de Casos: A resolução dos Estudos de Casos do NUPAC tem por objetivo desenvolver o processo de aprendizagem, possibilitando aos alunos a vivência em situações empresariais por meio de simulações, para fins de aprimoramento e capacitação.

III. Acompanhamento personalizado aos estágios supervisionados nas empresas, orientando os acadêmicos nas áreas de: postura e comportamento profissional, desenvolvimento do espírito de equipe, elaboração e execução dos projetos e/ou pesquisas.

IV. Acompanhamento dos relatórios de atividades dos estágios: orientação quanto à metodologia para redação de relatórios técnicos; diagnóstico e análise dos projetos.

V. Suporte aos projetos de extensão: pelo coordenador do NUPAC e professores-orientadores; projetos que compreendem o processo educativo, cultural e científico como articulador do ensino, da pesquisa e extensão.

VI. Oficinas: dinâmicas elaboradas e executadas pelos acadêmicos, capaz de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo o desenvolvimento humano e profissional, bem como as relações interpessoais.

VII. Suporte e participação aos eventos do Curso de Administração e de Ciências Contábeis: Semana Acadêmica, encontros empresariais, rodadas de negócios, visitas de grupos de alunos a feiras e grandes empresas e demais eventos que permitam a extensão prática da sala de aula.

VIII. Criar bancos de dados para confecção de currículos e encaminhar posteriormente as empresas locais e região.