Grupo 6

GRUPO: Andrieli dos Santos, Elaine Galon, Leiliane Zanotelli, Natalí Caliman, Samara Torezani, Thales Zamprogno Oliveira.

CARIOLOGIA

 A cárie dentária é uma doença infecciosa, multifatorial e que resulta de uma combinação de três principais fatores: hospedeiro, microbiota e substrato. Entretanto, a cárie dentária não pode ser explicada meramente por uma relação causal entre esses três fatores. É resultado de interações mais complexas, envolvendo múltiplos determinantes que interferem nos fatores principais e, a menos que seja cuidadosamente controlada, continuará a progredir e se desenvolver. Sendo uma doença crônica comum na infância, constitui um grande problema de saúde pública mundial (BIRAL, 2013). A cárie dentária é uma doença, que através do desequilíbrio desmineralização – remineralização (DES-RE), provoca perda mineral progressiva nas estruturas dentárias, estando associada a presença de um biofilme rico em Streptococus mutans sobre a superfície do dente tendo a sacarose como fonte de alimento (PALMIER et al., 2008). A presença do biofilme por si só, não é suficiente para fazer desenvolver a doença, que sendo multifatorial, depende do efeito combinado de determinantes como, por exemplo, o consumo aumentado de açúcar, a diminuição do fluxo salivar (NYVAD, 2007). A cárie é considerada uma doença de caráter multifatorial sendo influenciada principalmente pela presença de microrganismos, concentração de flúor na boca, frequência de ingestão de açúcar, fluxo da saliva e sua capacidade tampão. Tem como característica clínica o aparecimento de lesões cariosas que em estágios anteriores a cavitação, pode ser revertida com ações de prevenção e promoção de saúde (MINAS GERAIS, 2006). Segundo Palmier et al (2008), o flúor associado a uma boa higiene bucal podem ajudar a controlar o processo de desenvolvimento da cárie dentária, sendo a combinação desses fatores responsável pelo desenvolvimento ou não de lesões de cárie. A dieta, também, representa um importante papel no desenvolvimento da cárie dentária, sendo que, a frequência da ingestão dos carboidratos fermentáveis e a sua consistência favorecem a formação das lesões de cárie, havendo associação entre a frequente ingestão de sacarose e o aumento da prevalência e da severidade da cárie. Estudos epidemiológicos de saúde bucal são importantes fontes de registro onde se pode realizar um diagnóstico das condições gerais de saúde bucal da população brasileira, como índice de cárie, doença periodontal, má oclusão, etc. O componente cariado é o que mais gera preocupação, pois indica a história atual do indivíduo, a doença, e consequentemente, a demanda por serviços de saúde bucal (BRASIL, 2012).

 METODOLOGIA

 Apresentação através de slides e folders informativos, relatanto a primazia de cárie em crianças de cinco a dez anos, instruindo as mesmas, de maneira suscinta, indagadora e objetiva a necessidade dos cuidados com a saúde bucal.

OBJETIVO GERAL

 Elaborar um plano de intervenção visando reduzir a prevalência de cárie em crianças de faixa etária citada, demonstrando que a escovação, o uso do fio dental e uma alimentação saudável são imprescindíveis para conter a progressão da doença cárie.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Reforçar que são muitos os hábitos e valores adquiridos na infância que são levados para a vida adulta. O cuidado com a saúde bucal é um deles. Com uma boa introdução do tema na rotina familiar, os pais podem prevenir diversas complicações e participar ativamente dessa etapa do desenvolvimento da criança.

· Informar que escovação deve ser iniciada a partir do nascimento do primeiro dente, com uma escova dental infantil de cerdas bem macias e pasta de dente com flúor.

· Identificar a importância das ações educativas, para a prevenção e promoção da saúde, abordando o tema alimentação saudável junto às crianças e familiares.

· Discutir a importância dos hábitos de higiene bucal e do cuidado com saúde bucal.

· Ressaltar como o acesso à informação, o aumento do nível de conhecimento de crianças e cuidadores em relação à cárie dentária, contribui para despertar o autocuidado.

· Destacar a importância do atendimento e o acompanhamento odontológico das crianças.

 CLIQUE PARA FAZER DOWNLOAD DO TRABALHO

 

 

LINK VÍDEO