1ºP - Grupo 5

Título: Educação em Saúde: propagando informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial

Componentes: João Eduardo Pinto, Vinicios silva Silveira, Olga Lara de Prado Lima, Hudson Corrêa Junior, Kamila Buzzato da Silva e Livia Dossi Loreti

Resumo: O presente projeto aborda a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a Reforma Psiquiátrica Brasileira que teve como marco o ano de 2001 com a promulgação da lei 10.216, as pessoas em sofrimento psíquico passam a ser o foco de um tratamento humanizado, territorial, rompendo com a lógica imposta até então de hospitalização, excesso de medicações e torturas. O Sistema Único de Saúde (SUS) é dividido em níveis de atenção, a saber: atenção primária, secundária e terciária e também em Redes de Atenções no qual se integra a RAPS.
A RAPS é uma rede de saúde e cuidado que visa assegurar às pessoas com o sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas o acesso ao atendimento integral e humanizado com foco no acolhimento.
Com objetivo de divulgar os serviços da RAPS, foram produzidos neste projeto materiais gráficos com conteúdo informativo visual capaz de divulgar esta rede. Este material será disponibilizado em locais de grande circulação de pessoas, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde, sede da Prefeitura Municipal de Santa Teresa-ES e Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA). Acredita-se que a divulgação de informações sobre os serviços da RAPS possa facilitar o acesso da população que por ventura necessite de seus serviços, fortalecendo, assim, os princípios da Reforma Psiquiátrica.

Parceiros: Psicologo Thiago que trabalha no Centro de Atenção Psicossocial de Santa Teresa-Es



Criado com o Padlet