3ºP - Grupo 4

 

Impacto ambiental na região litorânea de Regência (Linhares, Espírito Santo) após o rompimento da barragem de Brumadinho (Minas Gerais)

  

SÍNTESE DO PROJETO: considerando o grande impacto ambiental provindo de Brumadinho após o rompimento da barragem e ejeção de resíduos e rejeitos de mineração, especialmente, na baia do Rio Doce (que corta o estado do Espírito Santo), é nítida a modificação de vários aspectos culturais da população que depende diretamente da baia do Rio Doce. Aqui, com destaque aos pescadores artesanais. No estado, municípios com Baixo Guandu, Colatina e Linhares (com destaque, aqui, para o povoado de Regência) sofreram forte impacto com o desastre ambiental com ledo incalculável para o meio ambiente. Por exemplo, a contaminação de pescados com metais pesados, refletindo negativamente na pesca, comercialização e consumo de pescados. Considerando todos esses pontos, o grupo se predispôs a realizar uma pesquisa no dia a dia das pessoas que habitam o povoado de Regência, tangente à profissão pesqueira.

INTEGRANTES DO PROJETO:

PRODUTO FINAL PROPOSTO: criação de documentário com relatos de ribeirinhos considerando o dia a dia da população de Regência que depende diretamente da profissão pesqueira, assim como, considerando o consumo de água, tanto para ingesta, quanto para culturas (ex.: agricultura, agropecuária).

 PÚBLICO-ALVO: pesquisadores, profissionais da área da saúde, estudantes da área da saúde.

 

 Ouça o Podcast