3ºP - Grupo 1

Qualidade microbiológica de pescados consumidos e comercializados em feria livre do município de Santa Teresa

 

SÍNTESE DO PROJETO: sendo o município de Santa Teresa (área de desenvolvimento da pesquisa) localizado em região serrana, o consumo de pescado é baixo, quando comparado à municípios localizados na região litorânea do estado. Entretanto, a comercialização existe, em destaque na feira livre do município, equilibradamente, de frutos do mar provindos tanto de água doce, quanto de água salgada. Frente a isso, o grupo se predispôs a observar os hábitos da população teresense durante as compras nas feiras livres, objetivando desenvolver estratégias que traduzam pontos importantes na hora de selecionar e comprar pescados. De igual modo, com um mecanismo que possa munir os feirantes que comercializem esses produtos sobre formas de estocagem, fracionamento e embalagem seguras.

INTEGRANTES DO PROJETO: Naara, Diogo, Ana Luiza, Leonardo Morello e Daniel.

PRODUTO FINAL PROPOSTO: elaboração de cartilha instrutiva sobre como comprar o pescado e como comercializá-lo de forma segura, minimizando o surgimento de riscos inerentes a doenças transmitidas por alimentos.

PÚBLICO-ALVO: feirantes (especialmente, os que comercializam pescados), donos de estabelecimentos que comercializem alimentos e população em geral.

 

 LINK